Fatos sobre o ganho de peso em ex-fumantes

0
126

O ganho de peso é uma realidade nos ex-fumantes. Abaixo relacionamos alguns fatos inerentes ao assunto: 

– Os fumantes pesam, em geral, menos do que os não-fumantes e ganham peso quando param de fumar.

– O uso da terapia de reposição com nicotina (TRN) pode levar a uma redução do esperado ganho de peso após a cessação do tabagismo. A interrupção do uso da droga leva a um agudo período de ganho de peso, seguido do retorno a níveis semelhantes aos observados nos controles que pararam de fumar sem usar a TRN.

– Em geral, o ganho de peso  excessivo acompanha as alterações dos padrões de conduta e personalidade, freqüentemente  manifestados sob a forma de depressão, abstenção, autopunição, irritabilidade e agressão.

– As teorias mais aceitas para explicar essa relação entre o tabaco e o peso corporal nos indivíduos fumantes são: aumento da taxa metabólica, com maior gasto de energia nos fumantes; diferenças na qualidade e na quantidade dos alimentos ingeridos nos fumantes; a nicotina exerce uma ação anorética (diminuindo do apetite).

– O ganho de peso é um dos principais responsáveis pelo elevado índice de recaídas na cessação do tabagismo; portanto, é importante  o controle do peso corporal no planejamento e durante o processo de cessação.

-Recomenda-se a inclusão de aconselhamento para uma adequada reorientação alimentar, combinada ao estímulo para o aumento da  atividade física, a ser iniciada durante as fases de preparação para ação e ação-com o objetivo de diminuir os altos índices  de recaídas por esse motivo .

– Contar com o suporte de um nutricionista, quando possível, na equipe  de atendimento ao fumante é de grande valia neste contexto.

Apesar de tudo que foi exposto acima, deixar de fumar traz ínúmeros benefícios à sua saúde, superando em muito qualquer transtorno associado ao ganho de peso após o abandono do vício.

Fonte:Diretrizes para Cessação do Tabagismo(2008).

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here