FDA alerta sobre os perigos dos suplementos alimentares

0
142

Suplementos alimentares são produtos tomados por via oral, que contêm um ou mais ingredientes dietéticos. Estes incluem as vitaminas, sais minerais, aminoácidos, ervas, assim como outras substâncias que podem ser utilizadas para complementar uma dieta alimentar.

Estes suplementos alimentares são encontrados sob a forma de comprimidos, cápsulas, pós, barras energéticas e líquidos. Estão disponíveis em lojas de todo o país, bem como para venda na Internet.

O orgão americano FDA (Food and Drug Administration) sugere que você consulte com um profissional da saúde antes de usar qualquer tipo suplemento dietético. Muitos suplementos contêm ingredientes com fortes efeitos biológicos, sendo que estes produtos podem não ser seguros para todas as pessoas.  

O FDA aconselha que:

-Os suplementos alimentares em geral, não se destinam a tratar, diagnosticar, curar ou aliviar os efeitos das doenças. Eles não podem prevenir completamente as doenças, como as vacinas, por exemplo. No entanto, alguns suplementos são úteis na redução do risco de certas doenças e são autorizados a divulgar em seu rótulo esses benefícios. Por exemplo, suplementos de ácido fólico podem reduzir do risco de malformações congênitas do cérebro e da medula espinhal, devendo ser usados por gestantes.

-A utilização inadequada de suplementos alimentares pode ser prejudicial. Tomar uma combinação de suplementos, utilizando estes produtos em conjunto com medicamentos alopáticos ou em substituição a estes últimos, podem trazer inúmeros malefícios à saúde.

-Alguns suplementos alimentares podem ter efeitos indesejáveis antes, durante ou após uma cirurgia. Por exemplo, o sangramento é um efeito colateral  potencial do alho, ginkgo biloba, ginseng e da vitamina E. Além disso, a kava-kava e a valeriana, podem agir como sedativos e aumentar os efeitos dos anestésicos e outros medicamentos usados durante uma cirurgia. Antes de uma cirurgia, você deverá informar o seu profissional de saúde sobre todos os suplementos que você utiliza.

Fonte:FDA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here