Fibromialgia: Exercícios físicos aliviam a dor e melhoram a qualidade de vida, diz estudo

0
125

Fibromialgia é uma doença crônica, caracterizada por dor músculo-esquelética generalizada.Um estudo teve como objetivo avaliar o efeito de um programa de exercícios físicos sobre a capacidade funcional, dor e a qualidade de vida de pacientes com fibromialgia.

O estudo incluiu 18 mulheres, com idade média de 46 anos, portadoras de fibromialgia há vários anos (uma média de 10 anos), que foram submetidas a um a programa de condicionamento físico supervisionado, predominantemente aeróbico, durante um ano.

No início do estudo e trimestralmente foram realizados: teste de esforço cardiopulmonar para determinação da capacidade funcional; avaliação da intensidade de dor; contagem dos pontos dolorosos; aplicação do questionário de qualidade de vida Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36) traduzido e adaptado para a população brasileira.

A capacidade funcional melhorou a partir do terceiro mês, o limiar de dor aumentou a partir do sexto mês, houve diminuição da dor pós-esforço e do número de pontos sensíveis no nono mês. A intensidade de dor diminuiu no décimo segundo mês.Os indicadores de qualidade de vida, em sua maioria, melhoraram com a realização dos exercícios físicos ao longo de um ano.

Os autores do estudo concluem que as pacientes com fibromialgia submetidas a um programa de condicionamento físico, apresentaram melhora da capacidade funcional, da dor e da qualidade de vida.

Fonte: Rev Bras Med Esporte(2007).  

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here