Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Pare de Fumar

Gomas de nicotina são úteis para gestantes fumantes 

“Há uma necessidade de examinar a segurança e a eficácia das medicações para cessar o tabagismo durante a gestação”, disse a Dra. Cheryl Oncken, autora do estudo. “Tratamentos de substituição nicotínica em mulheres que não estão grávidas, praticamente dobram as taxas de abstinência em relação ao placebo (substâncias sem efeito ativo).Entretanto, há resultados conflitantes quanto à segurança e à eficácia do tratamento de substituição nicotínica para a cessação do tabagismo durante a gestação”.

O objetivo deste estudo foi avaliar a segurança e a eficácia do tratamento com a goma de nicotina de 2 mg para que gestantes parassem de fumar. Mulheres grávidas que fumavam diariamente foram reunidas em dois grupos: um que recebeu 6 semanas de tratamento com a goma de nicotina 2 mg (100 grávidas) e outro que recebeu placebo (94 grávidas).

Todas as mulheres receberam aconselhamento médico individualizado para parar de fumar.As mulheres que não pararam de fumar foram aconselhadas a substituir a goma por cigarros, a fim de reduzir o número de cigarros consumidos.

Em comparação com o placebo, a goma de nicotina não atingiu os índices de cessação bioquimicamente válidos (após 6 semanas de tratamento).Uma análise mais completa revelou que a goma de nicotina associou-se a um número de cigarros fumados por dia significativamente menor, e também, a menores concentrações de cotinina (derivado da nicotina medido no sangue).Em comparação com o grupo do placebo, o grupo que recebeu a goma de nicotina também apresentou pesos ao nascimento e idade gestacional significativamente maiores.

“Embora o chiclete de nicotina não eleve os índices de abstinência, sua utilização aumentou o peso ao nascimento e a idade gestacional, dois parâmetros fundamentais para prever a saúde neonatal”, escrevem os autores do estudo.

Fonte: Obstetrics & Gynecology.

 

Artigos relacionados