Grãos antiinflamatórios

0
197

Mais um benefício à saúde foi associado ao consumo de grãos integrais: além de fazerem bem ao coração, eles previnem a ocorrência e diminuem a fatalidade de doenças inflamatórias, como artrite e asma.

Um estudo realizado pela Universidade de Minnesota (EUA) observou que mulheres na pós-menopausa que comiam mais grãos integrais apresentavam 30% menos chance de morrer por doenças inflamatórias.

Foram estudados os hábitos alimentares de 42 mil mulheres por um período de 15 anos. O trabalho foi publicado na última edição do "American Journal of Clinical Nutrition".

O menor risco foi encontrado entre as que consumiam 11 ou mais porções semanais de alimentos como aveia, arroz integral, cereais matinais ricos em fibra etc. Mas os benefícios se estenderam também àquelas que comiam pelo menos quatro porções por semana.

As inflamações crônicas em tecidos do organismo merecem atenção porque podem contribuir para uma série de outros problemas, como doenças do coração, diabetes, distúrbios musculoesqueléticos, doenças respiratórias e do aparelho digestivo, como colite.

Os autores do estudo não sabem exatamente como se dá a ação preventiva dos grãos integrais, mas especulam que ela venha das substâncias antioxidantes presentes nesses alimentos.

 

 

 Fonte: Folha de São Paulo – http://www.folha.com.br/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here