Hipoglicemia em diabéticos idosos aumenta o risco de demência, diz estudo

0
150

Um estudo avaliou 16.667 diabéticos idosos que participaram de um grande registro médico americano (Kaiser Permanente Northern California Diabetes Registry).

Os episódios de hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) que ocorreram nestes pacientes, entre 1980 e 2002, foram registrados pelos autores do estudo.

Os pacientes sem demência ou prejuízo de memória no início do estudo foram incluídos, sendo posteriormente avaliados entre os anos de 2003 e 2007, visando um possível diagnóstico de demência.A associação entre os episódios de hipoglicemia que necessitaram de hospitalização e o risco futuro de demência eram avaliados nestes idosos.

Um ou mais episódios de hipoglicemia eram observados em 8.8% dos diabéticos idosos, enquanto que o diagnóstico de demência foi realizado em 11% destes pacientes.A análise estatística dos dados demonstrou que para cada episódio adicional de hipoglicemia, havia um risco relativo maior de demência no futuro.

O risco relativo de demência era 26% maior para aqueles diabéticos com um episódio de hipoglicemia, 80% maior nos casos de 2 episódios de hipoglicemia e 94% maior nos casos com 3 ou mais episódios de hipoglicemia.

Pacientes com diabete melito são de maior risco para demência, mas os mecanismos desta associação não estão definitivamente esclarecidos.Os resultados deste estudo sugerem que os episódios severos de hipoglicemia, requerendo hospitalização, associam-se a um risco aumentado de demência futura em idosos com diabete do tipo 2.

Fonte: JAMA(2009).

www.portaldocoracao.com.br

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here