Hipotensão postural é a principal causa de desmaio em idosos

0
1129

A síncope, conhecida popularmente como desmaio, é a perda súbita da consciência associada à incapacidade de manter-se na posição de pé. A redução da irrigação sanguínea do cérebro é o fator determinante para os casos de síncope.

A hipotensão postural, também chamada de hipotensão ortostática, caracteriza-se por uma queda significativa da pressão arterial após a adoção da posição de pé, sendo a principal causa de desmaio em pessoas idosas. 

Diagnóstico

1-A pressão arterial deve ser medida na posição supina (posição do corpo quando o indivíduo deita de face para cima) e após 3 minutos na posição de pé.

2-Quando ocorre uma queda com sintomas (tonturas, sensação de desmaio, fraqueza, entre outros) da pressão arterial sistólica (máxima) igual ou maior que 20 mmHg ou pressão arterial diastólica (mínima) igual ou maior que 10 mmHg ou uma redução pressão arterial sistólica (máxima) a níveis menores que 90 mmHg. Os mesmos valores podem ser considerados para o diagnóstico em pacientes sem sintomas. O tilt test raramente é solicitado para o diagnóstico de hipotensão postural. 

Esse tipo de desmaio geralmente ocorre após levantar-se subitamente, principalmente em pacientes idosos que usam anti-hipertensivos, como os diuréticos (Hidroclorotiazida), inibidores da enzima conversora (Enalapril, Ramipril e outros), alfametildopa, etc. Alguns medicamentos para o tratamento da hiperplasia prostática benigna em homens idosos também podem favorecer a hipotensão arterial.

O sistema nervoso autônomo ajuda a regular a pressão arterial e o batimento cardíaco em situações de mudança da posição do corpo. Esse sistema pode tornar-se mais “débil” com o envelhecimento, favorecendo os episódios de hipotensão postural. O principal risco da hipotensão postural seguida de desmaio são os traumas, como as fraturas ósseas e o traumatismo craniano.

Tratamento

-Adequada ingestão de líquidos:

Se não houver restrição, ingerir 6 a 8 copos de líquidos por dia.

-Medidas posturais:

Ao levantar-se da posição supina, o paciente deve sentar-se primeiro, e aguardar um pouco, e depois ficar de pé. Evitar permanecer muito tempo parado na posição de pé. Evitar locais muito quentes que possam favorecer uma queda da pressão arterial, entre outras medidas.

-Mudança de medicamentos:

Algumas medicações que favorecem o aparecimento da hipotensão postural poderão ser substituídos por outros que não apresentam tal efeito.

“O Portal do Coração adverte: nunca inicie, subsritua ou suspenda uma medicação sem orientação médica”.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here