Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Infarto do Miocárdio

Infarto do miocárdio (ataque cardíaco) : Causas , sinais e sintomas 

O infarto do miocárdio  , melhor denominado de infarto agudo do miocárdio  ou, simplesmente, "ataque cardíaco", é uma emergência médica em que parte do fluxo sangüíneo do coração sofre uma interrupção súbita  e  intensa, produzindo morte das células  do músculo cardíaco (miocárdio) . O pico de ocorrência do primeiro  infarto do miocárdio  costuma ser aos  55 anos de idade nos homens e aos  65 anos de idade nas mulheres.

Causas:

Em geral, o infarto do miocárdio  ocorre quando há uma interrupção súbita e intensa do fluxo de sangue através de uma artéria coronária que irriga uma região  do coração , ocorrendo  morte de parte do tecido cardíaco. Geralmente a causa desta interrupção do fluxo sangüíneo   é o acidente de uma  placa de ateroma , ou seja, uma ruptura de uma placa de gordura . Esta ruptura acarreta a formação de um coágulo que interrompe o fluxo sangüíneo neste local da artéria. O  infarto do miocárdio   é uma das manifestações da doença arterial coronariana, caracterizada pela formação de ateromas na parede das artérias coronárias (leia sobre  fatores de risco cardiovascular , aterosclerose e doença arterial coronariana).

Raramente, o  infarto do miocárdio  ainda poderá ser ocasionado por outras causas , como :  uso de drogas ilícitas (cocaína e derivados) , aneurismas das artérias coronárias, dissecção aórtica aguda com acometimento  da origem das artérias coronárias, vasculites (inflamação das artérias coronárias) ou embolização por um coágulo que sai da cavidade cardíaca e se aloja na coronária ou por uma vegetação, que se despreende de uma válvula acometida por endocardite infecciosa. Curiosamente, uma pequena parte dos pacientes que sofrem um infarto do miocárdio   , apresentam artérias coronárias  aparentemente normais no caterismo cardíaco e cineangiocoronariografia (exame contrastado que observa o fluxo de sangue através das artérias coronárias).

Sinais e sintomas: 

Embora o infarto do miocárdio   possa ocorrer sem sintomas (infarto do miocárdio  silencioso) , fato mais comum em idosos, cerca de 80% dos casos de  infarto do miocárdio  sintomáticos , cursam com dor no peito. Geralmente, a dor típica do infarto do miocárdio    é um desconforto torácico localizado na região central do peito, a qual pode irradiar para as costas,  mandíbula , membros superiores e dorso . A dor ainda  pode ocorrer apenas em uma ou várias dessas localizações e não no peito.

A dor de um  infarto do miocárdio  é semelhante a dor da angina do peito , porém costuma ser mais  prolongada e não é aliviada pelo repouso e nem pelo uso de nitratos (vasodilatadores). Menos freqüentemente, a dor é localizada na parte superior do abdômen, podendo ser confundida com uma indigestão, úlcera ou gastrite.

Durante um  infarto do miocárdio  , o indivíduo ainda pode apresentar uma sudorese excessiva, palidez, agitação, tontura, desmaio, ansiedade ou até uma sensação de morte iminente. Apesar de todos os sintomas possíveis, um em cada cinco indivíduos que sofrem um  infarto do miocárdio  apresentam apenas sintomas leves ou não apresentam sintomas. Esse  infarto do miocárdio   , chamado de silencioso, poderá ser detectado algum tempo após a sua ocorrência, através de um eletrocardiograma de rotina.

www.portaldocoracao.com.br 

Artigos relacionados