Iniciar a prática de exercícios físicos após os 50 anos acarreta tanto benefício, quanto parar de fumar, sugere estudo

0
61

Um estudo avaliou o nível de atividade física e o risco de morte em 2.205 homens, incluídos nesta análise, entre os anos de 1970 e 1973. Os homens tinham uma idade de 50 anos ou mais, no momento da inclusão.

Os autores do estudo concluíram que ocorre uma redução significativa no risco de morte, mesmo quando os indivíduos iniciam e incorporam um programa regular de atividades físicas após os 50 anos de idade. Os homens avaliados pelo estudo eram moradores da cidade de Uppsala (Suécia).

No início do estudo e nas avaliações posteriores, realizadas aos 60, 70 e 80 anos de idade, estes homens foram classificados de acordo com o nível de atividade física de cada um deles: baixo, médio ou alto. O nível de atividade física e as mudanças destes níveis ao longo dos anos foram relacionados com as mortes por todas as causas.

A mortalidade por todas as causas era de 27,1 para cada 1000 homens/ano no grupo com baixo nível de atividade física; 23,6 para cada 1000 homens/ano no grupo com médio nível de atividade física e de apenas 18,4 para cada 1000 homens/ano no grupo com alto nível de atividade física.

Estes percentuais indicam uma redução de mortalidade na ordem de 32% quando eram comparados os homens do grupo de alto nível de atividade com o grupo de baixo nível de atividade física.  Cerca de 11% dos homens aumentaram a intensidade de suas atividades físicas após os 50 anos de idade. Após 5 anos de acompanhamento, esses homens não apresentavam uma queda significativa em sua mortalidade, comparados aos que já tinham um alto nível de atividade física. No entanto, dez anos após, esse grupo de homens tinham uma mortalidade semelhante àquela observada nos homens que desde o início do estudo eram mais ativos.

Essa redução de mortalidade era de cerca de 50%, sendo semelhante àquela obtida com o ato de parar de fumar. Os autores do estudo concluem que há uma redução significativa do risco de morte, quando um indivíduo inicia e incorpora um programa regular de atividades físicas após os 50 anos de idade.  

Fonte: BMJ (2009).

Texto revisado por Nícia Padilha.

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here