Iogurte pode auxiliar no tratamento das úlceras e gastrites, dizem cientistas

0
170

Pesquisadores relataram que um  iogurte enriquecido com uma espécie de anticorpo, chamado de IgY-urease, poderá ajudar no tratamento das úlceras de estômago e das gastrites.

Uma bactéria chamada de Helicobacter pylori (HP) é uma das principais causas das úlceras de estômago. As úlceras causadas pela bactéria HP podem ser tratadas de uma forma efetiva com antibióticos e supressores da secreção ácida do estômago. Infelizmente, este tipo de tratamento não está disponível para milhões de pessoas pobres infectadas pela bactéria HP.

Segundo os pesquisadores, a bactéria HP parece produzir uma proteína, chamada de urease, para infectar o estômago.Em um esforço visando impedir à ação desta proteína, investigadores injetaram a urease em galinhas, permitindo que o sistema imunológico destas aves produzisse anticorpos específicos contra esta proteína.

Os pesquisadores então obtendos estes anticorpos, chamados de IgY-urease, a partir dos ovos de galinha. Um tipo de iogurte, enriquecido com estes anticorpos, poderia ajudar a evitar à adesão da bactéria HP na parede do estômago.

Para testar a sua teoria, os cientistas recrutaram 42 pessoas que tinham um teste positivo para a bactéria HP. Os voluntários consumiram duas xícaras diárias de iogurte natural ou iogurte enriquecido com anticorpos IgY-urease, por um período de quatro semanas.

Os pesquisadores descobriram que os níveis de uréia, um subproduto da urease, diminuiu significativamente no grupo de pacientes que ingeriu o iogurte com anticorpos, quando comparados com o grupo de indivíduos controles, indicando uma redução da atividade bacteriana.

Embora o iogurte pareça ser menos eficaz do que os antibióticos para reduzir os níveis da bactéria HP, os pesquisadores acreditam que é muito mais fácil tomá-lo diariamente como parte integrante de uma dieta, do utilizar todos medicamentos indicados para combater a bactéria HP.

Fonte:American Chemical Society.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here