Laranja: uma fruta disponível, barata e riquíssima em vitamina C

0
288

A laranja é uma fruta barata, disponível durante todo o ano e, além disso, riquíssima em vitamina C.

Esse micronutriente que tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dos dentes, cicatrização das feridas, manter a integridade das gengivas e evitar as hemorragias (sangramentos anormais).

A laranja reforça as defesas do organismo contra todas as agressões. Contém também quantidades consideráveis de cálcio, fósforo e ferro. O cálcio atua na formação dos ossos e dos dentes, sistema de coagulação do sangue e a construção do tecido muscular.

O fósforo também ajuda na formação dos ossos e dentes, e também, na absorção da glicose (um açúcar importante para nutrir o cérebro). O ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva às células o oxigênio que os pulmões respiram.

A vitamina C é um antioxidante que protege contra danos causados às células pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima do oxigênio para produção de energia) e ajuda a reduzir o risco de certos tipos de cânceres, ataques do coração, derrames cerebrais entre outras doenças.

A parte fibrosa da fruta (bagaço da laranja) é rica em fibras, sendo um grande estimulador do funcionamento intestinal. Outra vantagem da laranja é o seu baixo teor calórico (quando consumida uma unidade inteira, incluindo o bagaço).

Cuidados ao consumir a laranja:

A vitamina C é o elemento nutritivo mais importante da laranja, mas pode ser perdida com facilidade. Para que isso não aconteça, devemos ter alguns cuidados como:

– Consumir a fruta no ponto certo de maturação;

-Só descasque a laranja se for comê-la imediatamente;

-Se for cortá-la, só use uma faca com lâmina de aço inoxidável (outros metais atuam negativamente sobre a vitamina C);

-Na hora de comprar uma laranja deve-se dar preferência às mais pesadas, pois são as que apresentam maior quantidade de suco. A laranja deve ser firme, sem ceder à pressão dos dedos. A laranja pode ser conservada na geladeira por até duas 2 semanas, e o seu período principal de safra é de março até setembro e em janeiro.

Valores nutricionais dos tipos de laranja (porção de 100 gramas):

-Calorias:

Laranja, baía, crua-45 Kcal.

Laranja, da terra, crua-51 Kcal.

Laranja, lima, crua-46 Kcal.

Laranja, pêra, crua-37 Kcal.

Laranja, valência, crua-46 Kcal.

Laranja, valência, suco-36 Kcal.

-Hidratos de carbono: 9,9 gramas (média).

-Proteínas: 0,6 gramas (média).

-Gorduras: 0,1 gramas (média).

-Colesterol: 0

-Fibras: 1,9 gramas (média).

-Cálcio: 51 mg (média).

-Ferro:0,1 mg (média).

-Fósforo: 20 mg (média).

-Vitamina C: 35 mg (média).

Autora: Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista- CRN 1004.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here