Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Maior risco cardiovascular em portadores de enxaqueca, dizem pesquisadores dinamarqueses
Cardiologia Preventiva

Maior risco cardiovascular em portadores de enxaqueca, dizem pesquisadores dinamarqueses 

Pessoas que sofrem de enxaqueca apresentam um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Essa é a constatação de um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Universitário de Aarhus (Dinamarca).
O risco cardiovascular parece ser maior no primeiro ano após o diagnóstico de enxaqueca, mas parece persistir em menor intensidade por até duas décadas. A enxaqueca é uma forma de cefaleia recorrente (dor de cabeça), que afeta cerca de 15% das pessoas, principalmente mulheres.
Para realizar o estudo, os pesquisadores dinamarqueses reuniram informações de pacientes tratados em hospitais e clínicas na Dinamarca entre 1995 e 2013. Os investigadores reuniram cerca de 51.000 pacientes com enxaqueca e 510.000 pacientes sem enxaqueca (grupo de controles).
Os achados mostraram que pacientes com enxaqueca apresentavam, mais frequentemente doenças cardiovasculares, no entanto, uma relação de causa e efeito não foi comprovada.
Segundo os pesquisadores, para cada mil pessoas:
-25 pacientes com enxaqueca tiveram um infarto do miocárdio em comparação a 17 pessoas sem enxaqueca.
-45 pessoas que sofrem de enxaqueca tiveram um acidente vascular cerebral versus 25 pessoas sem enxaqueca.
-47 pessoas com enxaqueca desenvolveram arritmia cardíaca versus 34 pessoas sem enxaqueca.
A associação entre enxaqueca e doenças cardiovasculares continuou mesmo depois dos pesquisadores considerarem outros fatores de risco que poderiam gerar confusão na análise dos resultados, como obesidade, hipertensão, diabete melito ou tabagismo.
Fonte: British Medical Journal.
Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.
 

Artigos relacionados