Malefícios à saúde ocasionados por poluentes atmosféricos

0
177

Algumas das principais substâncias poluentes são o Material Particulado (MP), o Dióxido de Enxofre (SO2), o Monóxido de Carbono (CO), Ozônio (O3), Hidrocarbonetos (HC) e Óxidos de Nitrogênio (NO2).

O Material Particulado, por exemplo, constitui-se de poeiras, fumaça e todo tipo de material sólido e líquido que fica suspenso na atmosfera por conta de seu tamanho pequeno. E, quanto menor este tamanho, maiores os efeitos maléficos à saúde, já que parte do MP fica retido na parte superior do sistema respiratório. As partículas mais finas, em forma inalável, passam pelas vias respiratórias e se alojam nos pulmões.

Outro poluente bastante comum é o Dióxido de Enxofre (SO2), resultado principalmente da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica.Além de reagir com outras substâncias presentes no ar, o SO2 é um dos principais formadores da chuva ácida. Sua concentração é elevada especialmente no diesel vendido atualmente no Brasil.Abaixo relacionamos os principais poluentes, suas fontes e seus malefícios à saúde.

Monóxido de carbono (CO):

Fontes:veículos.Malefícios:liga-se à hemoglobina (formando a carboxihemoglobina) e diminui a oxigenação do sangue; causa tontura, vertigens e alterações no sistema nervoso central;em altas doses, e em ambientes fechados, pode ser fatal;doentes cardíacos e portadores de angina do peito crônica são mais suscetíveis aos efeitos da exposição ao CO.

Dióxido de enxofre (SO2):

Fontes:indústrias e veículos a diesel.Malefícios: provoca coriza, catarro e danos irreversíveis aos pulmões;pode ser fatal em doses altas;também afeta plantas e espécies mais sensíveis e contribui para a destruição do patrimônio histórico, acidificação do solo e corpos d’água.

Ozônio (O3):

Fontes:ação da luz solar sobre os hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, resultantes do processo de queima de combustíveis, principalmente por veículos. Malefícios:causa envelhecimento precoce;diminui a resistência às infecções;provoca irritação nos  olhos, nariz e garganta e desconforto respiratório.

Material particulado (MP):

Fontes:veículos movidos a diesel, indústrias, desgastes de pneus e freios de veículos em geral.Ressuspensão de poeiras assentadas.Malefícios: agrava quadros alérgicos, de asma e bronquite;pode ser carcinogênico;as poeiras mais grossas ficam  retidas no nariz e na garganta, causando irritação e facilitando a propagação de infecções gripais; as poeiras mais finas (partículas inaláveis) chegam aos pulmões, agravando casos de doenças respiratórias ou do coração.

Hidrocarbonetos (HC):

Fontes:queima incompleta e evaporação dos combustíveis (álcool, gasolina e diesel) e outros produtos voláteis Malefícios:responsáveis pelo aumento da incidência de câncer no pulmão;provocam irritação nos olhos, nariz, pele e aparelho respiratório.

Aldeídos:

Fontes:veículos. Malefícios:provocam irritação dos olhos, nariz e garganta;os aldeídos emitidos por veículos a diesel e gasolina podem provocar câncer.

Óxido nítrico (NO2):

Fontes:Processos de combustão em geral; veículos.Malefícios: pode provocar desconforto respiratório, diminuição da resistência a infecções e alterações celulares.

Fonte: Revista da AMP(2009).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here