Malefícios das gorduras trans

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A gorduras  ou ácidos graxos  trans começaram a serem usados em larga escala nos anos 80, com o objetivo de melhorar o paladar , consistência e , até aumentar o prazo de validade de alguns alimentos. Ela é obtida apartir de óleos vegetais que são submetidos a um procedimento químico chamado de hidrogenação. No processo de hidrogenação , o hidrogênio é acrescentado aos óleos vegetais , que se solidificam.

O resultado é uma gordura mais grossa , que foi batizada com o prefixo latino "trans" porque, nesse processo, há um movimento no interior da estrutura molecular da gordura. A principal fonte de ácidos graxos trans na dieta é a gordura vegetal hidrogenada, utilizada no preparo de sorvetes cremosos, chocolates, pães recheados,molhos para salada, sobremesas cremosas, biscoitos recheados, alimentos com consistência crocante (nuggets, croissants, tortas), bolos industrializados, margarinas duras e alguns alimentos produzidos em redes de "fast-food".

Recomendações:

As gorduras trans são sintetizados durante o processo de hidrogenação dos óleos vegetais . Os ácidos graxos trans aumentam o LDL (colesterol ruim) e reduzem o HDL (colesterol bom) , aumentando assim a razão LDL-C/HDL-C e, da mesma forma que outros ácidos graxos, aumentam os triglicerídeos . A principal fonte de ácidos graxos trans na dieta é a gordura vegetal hidrogenada . Não há consenso em relação à quantidade máxima permitida na dieta, no entanto, recomenda-se que a ingestão de gordura trans deva ser menor que 1% das calorias totais da dieta.

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