Um peso saudável ao longo da vida é fundamental para manter a pressão arterial normal, diz estudo

0
261

Manter um peso saudável pode ser o fator mais importante para manter a pressão arterial normal ao longo da vida. Esta é a conclusão principal de um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Alabama (Estados Unidos).

Os autores do estudo avaliaram 4.630 participantes de um estudo chamado Coronary Artery Risk Development in Young Adults (CARDIA), que tinham idade entre 18 e 30 anos em 1985 e 1986, época em que o estudo iniciou.

Durante um seguimento de 25 anos, os participantes tiveram a sua pressão arterial medida, e seus comportamentos de saúde avaliados oito vezes até a meia-idade.

Os pesquisadores analisaram o impacto de cinco comportamentos de saúde nos níveis de pressão arterial ao longo de 25 anos de acompanhamento: peso corporal saudável (caracterizado por um índice de massa corporal inferior a 25 kg/m²), nunca fumar, não consumir mais de sete doses de bebidas alcoólicas semanalmente para mulheres e não mais de 14 para doses para os homens, fazer 150 minutos ou mais de atividade física moderada a vigorosa por semana, e ter uma alimentação saudável, baseada na dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertenson).

Os participantes que mantiveram um peso corporal saudável tiveram maior probabilidade de apresentar uma pressão arterial normal com o envelhecimento. Esse foi o comportamento saudável mais importante na manutenção de uma pressão arterial adequada.

Esse é mais um estudo que enfatiza a importância da manutenção de um peso saudável, o qual pode ser definido por um índice de massa corporal (peso dividido pela altura ao quadrado) menor que 25 kg/m², circunferência abdominal menor que 94 cm para homens e 80 cm para mulheres e, ainda, uma relação cintura-quadril menor que 0,80 para mulheres e 0,90 para homens.

Fonte: American Heart Association.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here