Medicamentos reduzem o ganho de peso após a cessação do tabagismo, diz revisão

0
241

O ganho de peso é um dos problemas enfrentados pelos ex-fumantes. A diminuição da taxa metabólica, o aumento do apetite e a melhoria do paladar, explicam essa propensão ao ganho de peso, em média, 3 a 5 kg.

Uma revisão teve como objetivo avaliar o impacto de certos medicamentos no ganho de peso após a cessação do tabagismo.Tanto a bupropiona como a fluoxetina (ambos antidepressivos, conhecidos comercialmente como Zyban e Prozac), foram úteis para reduzir o ganho de peso após a interrupção do tabagismo: menos 0,76 kg e 1,30 kg, respectivamente.

O efeito da bupropiona em um ano foi menor que durante o período de uso do medicamento. O tratamento com a terapia de reposição de nicotina resultou em atenuação do ganho de peso (0,45 kg a menos), no final de tratamento. Não foram encontradas evidências de que vareniclina (comercialmente conhecida como Champix) diminua significativamente o ganho de peso após a cessação do tabagismo no final do tratamento, que dura cerca de 3 meses.

Em três estudos, os participantes usando a bupropiona ganharam significativamente menos peso no final do tratamento do que aqueles em uso de vareniclina (0,51 kg a menos).

Os autores da revisão concluem que a bupropiona, fluoxetina, terapia de reposição com nicotina e, provavelmente, a vareniclina, reduzem o ganho de peso ganho durante a sua utilização. Embora este efeito não tenha se mantido em um ano  (período em que os pacientes não usavam mais estes medicamentos), as evidências são insuficientes para  excluir um modesto efeito também a longo prazo.

"O Portal do Coração alerta: nunca inicie, suspenda ou troque um medicamento sem a autorização prévia de um médico. Estas  atitudes põem a sua saúde em risco".

Fonte: Cochrane Reviews(2009).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here