Miocardiopatia hipertrófica*

0
107

O termo miocardiopatia hipertrófica (MCH) indica  um grupo de doenças cardíacas caracterizadas por um espessamento  anormal das paredes ventriculares (hipertrofia). A  miocardiopatia hipertrófica pode ser um defeito genético-hereditário. Ela também pode ocorrer em adultos com acromegalia, um distúrbio resultante do excesso de hormônio do crescimento no sangue ou em portadores de feocromocitoma, um tumor que produz adrenalina.

Geralmente, qualquer espessamento das paredes musculares do coração (hipertrofia), representa a uma reação  a um aumento da carga de trabalho , como ocorre na hipertensão arterial ou no estreitamento da válvula aórtica (estenose aórtica). Estes dois distúrbios , aumentam a resistência da saída de sangue do coração.

No entanto, os indivíduos com miocardiopatia hipertrofica não apresentam essas condições. A intensa hipertrofia dos ventrículos,  dificulta que estes relaxem para receber o sangue que vem oxigenado dos  pulmões. Uma das conseqüências , é um acúmulo de líquido nos pulmões (edema pulmonar) e, conseqüentemente, uma dificuldade respiratória (dispnéia). A hipertrofia intensa , também dificulta  a saída de sangue do coração , sendo essa forma grave de miocardiopatia hipertrófica , chamada de obstrutiva.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorAterosclerose*
Próximo artigoGanhe massa muscular
Cardiologista de Curitiba - CRM/PR 13700

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here