Momento do consumo dos alimentos pode desempenhar um papel importante no ganho de peso, sugere estudo

0
300

Estudos sobre a regulação do peso corporal estão focados quase que exclusivamente na ingestão de calorias e no gasto energético. É  aquilo que os especialistas chamam de balanço calórico diário. No entanto, um recente estudo sugere que o momento da ingestão dos alimentos pode desempenhar um papel importante no ganho de peso.

Um recente estudo realizado com ratos avaliou a associação entre o consumo alimentar em uma determinada fase do dia, e a sua relação com o ganho futuro de peso. Ratos que naturalmente comiam à noite (comedores noturnos) quando alimentados com uma dieta rica em gorduras apenas durante o dia, ganharam significativamente mais peso do que os ratos alimentados com a mesma dieta somente durante o período noturno habitual.

Os autores do estudo concluíram que há a necessidade de uma melhor compreensão do sistema circadiano em relação ao ganho de peso. Este fato pode  ter implicações importantes para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para o combate à epidemia de obesidade que afeta a população humana em todo o mundo. Em seres humanos, de uma forma inversa, um padrão de ingestão calórica concentrado no período da noite pode ter implicações importantes no processo da obesidade.

Fonte:Obesity.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here