O morango é uma fruta que agrada não só pelo seu visual, mas também pelo seu sabor. A fruta in natura ou as receitas que incluem o morango em sua composição, são saboreadas em várias épocas do ano e caracterizam-se pelo seu poder afrodisíaco e propriedades nutritivas.
O morango é rico em antioxidantes, que protegem o coração e previnem contra o câncer. A vitamina C é um exemplo disso, e está presente de forma significativa no morango. Ele também auxilia na cicatrização, aumenta a absorção do ferro e a resistência aos processos infecciosos.Uma porção de oito morangos apresenta mais vitamina C do que 1 laranja.
Os benefícios não param por aí. O morango também possui flavonoides, vitaminas do complexo B, ácido fólico, vitamina A, sendo ainda uma boa fonte de cálcio e potássio. Esta composição da fruta, garante ao corpo a defesa contra agentes nocivos, auxilia na multiplicação das células necessárias para a saúde das artérias, pele e olhos, além do fortalecimento dos ossos e da atividade muscular.
Por ser uma fruta rica em água, cerca de 90% da sua composição, o morango possui uma ação diurética e um baixo valor calórico.
Um único inconveniente é o fato de que o morango, por ser uma fruta rasteira, está sujeito a maior ação de pragas e insetos, e em decorrência disso, muitas vezes recebe muitos agrotóxicos.
Para evitar o consumo de morangos com toxinas ou minimizar este fato, a orientação é a fruta seja mergulhada em água com limão antes de ser consumido. Os morangos que não são orgânicos devem ser consumidos sem excessos.
Morango – 1 XÍCARA (250ML):
-Calorias: 48 Kcal.
-Proteínas: 1 gramas.
-Gorduras: 0,6 gramas.
-Carboidratos: 11 gramas.
-Fibras: 3,6 gramas.
-Vitamina A: 42 UI.
-Vitamina B2: 0,10 mg.
-Vitamina B6: 92 mcg.
-Ácido fólico: 28 mcg.
-Vitamina C: 90mg.
-Ferro: 0,6 mg.
-Cálcio: 22 mg.
-Potássio: 262 mg.
-Sódio: 2 mg.
Autora: Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista- CRN 1004.
Artigos relacionados
Veja também
Medicamentos para emagrecer são seguros para o coração?
Atualmente temos alguns medicamentos aprovados pela ANVISA para tratar a obesidade no Brasil, como o Orlistat, Sibutramina, Liraglutida e Semaglutida. Orlistat (Lipiblock, Xenical) 1- Atua inibindo a absorção de parte da gordura dos alimentos. 2- Não apresenta efeitos sobre o sistema cardiovascular, logo, pode ser…
Alteração difusa da repolarização ventricular (ADRV)
O termo alteração difusa de repolarização ventricular é utilizado em laudos de eletrocardiograma (ECG) para descrever alterações do segmento ST do ECG, como ausência, achatamento ou inversões assimétricas das ondas T. Alguns médicos podem empregar a abreviatura ADRV. A onda T é um dos elementos…
Benefícios do controle da pressão arterial
O controle adequado da pressão arterial (PA) é uma medida vital para preservar a saúde cardiovascular e evitar complicações sérias. Primeiramente, manter a PA dentro dos limites normais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares, incluindo acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e ataques cardíacos. Quando a…
Você sabe o que é a miocardiopatia não compactada?
A miocardiopatia não compactada (MNC), também conhecida como miocárdio não compactado, é uma condição rara do músculo cardíaco que afeta a estrutura do ventrículo esquerdo (VE). O VE é a principal das quatro câmaras do coração. Ela bombeia o sangue oxigenado em direção ao cérebro…