Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Morte súbita em desportistas: a maioria dos casos ocorrem em homens de meia-idade e nos finais de semana, diz estudo
Fitness

Morte súbita em desportistas: a maioria dos casos ocorrem em homens de meia-idade e nos finais de semana, diz estudo 

Um levantamento liderado pelo Dr. Xavier Jouven, do Hospital George Pompidou (Paris, França), demonstrou que a maioria do casos de morte súbita em desportistas ocorrem em homens de meia-idade durante atividades realizadas nos finais de semana.

O Dr. Jouven liderou uma equipe de pesquisadores que analisou 700 casos de morte súbita, que ocorreram entre a população francesa durante atividades desportivas. Eles descobriram que a idade média das vítimas era de 47 anos. Os jovens representaram apenas uma pequena percentagem dos casos de morte súbita.

A grande maioria das mortes (95%) foi observada entre os homens e, apenas um quarto das pessoas que morreram  repentinamente, tinha fatores de risco conhecidos para a doença cardíaca coronariana, como hipertensão arterial , diabete melito, tabagismo ou história familiar.Os esportes mais fortemente relacionados aos casos de morte súbita foram o ciclismo, corrida e futebol (32,9%, 21,7% e 11,8%, respectivamente).

A maioria das mortes relacionadas com as atividades desportivas observadas no estudo francês (72,5%) ocorreram em áreas públicas, como em uma trilha de corrida ou em um ginásio. Não houveram testemunhas em 88% dessas mortes, e apenas 40% dos casos foram atendidos por transuentes que passavam nestes locais. Sem nenhuma manobra de ressuscitação cardiopulmonar, as taxas de sobrevivência nestes casos  foi de apenas 10%.  O presente estudo reforça a necessidade de uma avaliação e acompanhamento médico neste grupo da população.

Fonte: European Congress of Cardiology.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

Artigos relacionados