Mulheres menopausadas: Fatores de risco para osteoporose e fraturas ósseas

0
169

Devido ao aumento na expectativa de vida das populações, a osteoporose é atualmente reconhecida como importante questão em termos de saúde pública.

Afeta indivíduos de maior idade, sobretudo mulheres na pós-menopausa. Uma mulher de 50 anos apresenta um risco de fratura osteoporótica durante a vida de 17,5% para o colo do fêmur, 15,6% para as vértebras, 16% para o rádio distal, e de aproximadamente 40% em qualquer outro local do esqueleto.

É importante destacarmos que as microfraturas ocultas são comuns em mulheres na pós-menopausa e indicam um aumento no risco de três a cinco vezes de fraturas osteoporóticas. A presença de uma fratura vertebral significa um risco de 20% a mais para ocorrência de nova fratura.

Fatores de risco para osteoporose e fraturas ósseas, em mulheres menopausadas:

-Idade avançada.

-Baixo peso (menos de 58 kg).

-Histórico familiar de fraturas e osteoporose.

-Não uso de terapia hormonal.

-Raça branca ou asiática.

-Consumo execssivo de álcool (mais de dois drinques por dia), cafeína e tabagismo.

-História de quedas.

-Sedentarismo.

-Ingestão inadequada de cálcio e vitamina D.

-Uso de certos medicamentos: anticonvulsivantes (fenobarbital),progesterone, methotrexate, corticóides, heparina (aticoagulante), imunosuppressores (ciclosporina e tacrolimus) e excesso de hormônio da tireóide. Nutrition Thyroid hormone excess

-Certas doenças e condições clínicas:

Amiloidose, doença pulmonar crônica, AIDS (acquired immunodeficiency syndrome),doença inflamatória intestinal, desnutrição,após cirurgia bariátrica, diabete melito do tipo 1, amenorréia de atletas (falta de menstruação por exercícios intensos), doença hepática grave, mieloma múltiplo, insuficiência renal, artrite reumatóide, lupus eritematoso sistêmico, entre outras.  

Fonte:American Family Physician(2009).

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here