Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Saúde e bem-estar

Mulheres não mudam hábitos visando uma gestação saudável, sugere estudo 

Um estudo analisou dados de 12.445 mulheres, com 20 até 34 anos de idade, participantes do Study Womens Health. Após o início do estudo, 248 mulheres engravidaram. 

As mudanças nos hábitos de vida sugeridas por orientação  médica, como a suplementação  de ácido fólico, ingestão de álcool, interrupção do tabagismo, dieta e atividade física, foram analisadas entre as mulheres gestantes e foram comparadas com as  mulheres que não  engravidaram. O autor principal do estudo foi o Dr.Hazel M. Inskip (University of Southampton, Inglaterra).

As taxas de adesão às mudancas nos hábitos de vida  foram levemente maiores nas gestantes, quando comparadas com as mulheres  não-gestantes. Somente 2.9% das mulheres grávidas ingeriram suplementos à base de ácido fólico  ou reduziram a ingestão de álcool antes de engravidarem.

Haviam também poucas diferenças em relação ao tabagismo: 74% e 69% das mulheres gestantes e não-gestantes, respectivamente, não fumavam. Em ambos os grupos, apenas 53% das mulheres consumiam vegetais e frutas nas quantidades recomendadas. As taxas de exercícios físicos significativos eram menores entre as mulheres grávidas (57%) quando comparadas as taxas entre as não-gestantes(64%).

A alimentação materna e outras mudanças do estilo de vida no período peri-gestacional (antes e durante a gestação), acarretam sérias implicações no desenvolvimento fetal. Os autores do estudo concluíram que as mulheres que desejam engravidar não se preparam adequadamente para tal fato. Os investigadores ainda enfatizam a necessidade de reforçar tais recomendações sobre  mudancas nos hábitos de vida em mulheres que desejam engravidar.

Fonte: BMJ(2009).

www.portaldocoracao.com.br 

Artigos relacionados