Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques

Nifedipina ( Adalat – Dilaflux – Oxcord ) 

Princípio Ativo: Nifedipino

Medicamentos genéricos : Nifedipino (EMS); Nifedipino (Funed); Nifedipino (Neovita); Nifedipino (Prodotti) Outros medicamentos com o mesmo princípio ativo CardalinRetard (SolvayFarma); Cronodipin (Merck S.A.); Dilaflux (Medley); Dipinal (Cifarma); Furp-Nifedipina (FURP); Iquego-Nifedipino (Iquego); LoncordRetard (Diffucap-Chemobras); Neofedipina (Neo Quimica); Nifadil (Sanval); Nifedax (Royton); Nifedicard (Kinder); Nifedin (Cristália); NifehexalRetard (Hexal); Nioxil (Geolab); Niprezin (Multilab); Normopress (Delta); Oxcord (Biosintética); Prenilan (Laboris); Prodopina (Prodotti); Vasicor (Haller) Padrão para texto de Bula Adalat (Bayer)

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Bayer S.A. Adalat® nifedipino

FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES :

USO ADULTO

Uso oral

Frasco com 60 cápsulas gelatinosas de liberação rápida de 10 mg.

Composição :

Cada cápsula contém 10 mg de nifedipino.

Componentes inertes: glicerol, sacarina, óleo de menta, macrogol, gelatina, dióxido de titânio, água e amarelo alaranjado.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE:

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Adalat® contém a substância ativa nifedipino. O nifedipino pertence a um grupo de substâncias conhecidas como antagonistas do cálcio. Sua atividade mais importante é dilatar os vasos sangüíneos, diminuindo a resistência à passagem do sangue. Assim, o sangue corre mais livre pelas veias e artérias, e isso faz diminuir a pressão. O tratamento da pressão alta diminui o risco de ocorrerem complicações no coração, no cérebro e nos vasos sangüíneos. O nifedipino serve também para tratar a dor no peito, conhecida como angina do peito da doença coronária, porque essa substância ativa faz com que chegue mais sangue ao coração.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?

Adalat® é indicado para o tratamento da pressão alta, da crise aguda de pressão alta e da doença coronária.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

CONTRA-INDICAÇÕES Adalat® não deve ser usado nas situações abaixo:

– Alergia ao nifedipino ou a qualquer dos outros ingredientes do medicamento.Caso haja dúvida com relação a ter tido ou não qualquer alergia devida ao nifedipino, consulte seu médico.

– Em caso de choque de origem cardíaca.

– Paciente fazendo uso do antibiótico rifampicina, que é um medicamento que combate infecções.

– Se sofrer de angina do peito instável ou se sofreu infarto agudo do miocárdio, nas últimas quatro semanas.

– Antes da 20ª semana de gravidez e na amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico caso ocorra gravidez ou início de amamentação durante o uso deste medicamento.

ESTE MEDICAMENTO É CONTRA-INDICADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

ADVERTÊNCIAS :

Adalat® deve ser usado com precaução nos seguintes casos:

– em pacientes que sofrem de pressão muito baixa ou de mau funcionamento do coração, chamada de insuficiência cardíaca, ou pessoas que tenham estreitamento da artéria aorta, conhecido como estenose aórtica grave;

– em pacientes que observarem um agravamento da angina do peito, em especial no início do tratamento, devem informar o seu médico imediatamente;

– em pacientes com hipertensão essencial ou angina do peito estável quando nenhum outro tratamento for adequado;

– doença do fígado, pois neste caso poderá ser necessário reduzir a dose do medicamento;

– no caso de mulheres grávidas, há necessidade de precaução se o nifedipino for administrado com sulfato de magnésio por via endovenosa.

PRECAUÇÕES Nota: O nifedipino pode ser a causa de insucesso na fertilização artificial em homens que estejam tomando o medicamento e não apresentem outras causas que justifiquem esse insucesso.

Dirigir veículos e trabalhar com máquinas: reações à droga, que variam em intensidade de indivíduo para indivíduo, podem reduzir a capacidade de dirigir veículos ou de controlar máquinas. Isso pode ocorrer, sobretudo no início do tratamento, na mudança de medicação ou sob ingestão alcoólica simultânea.

INFORME AO MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS, SE VOCÊ ESTIVER UTILIZANDO OU SE UTILIZOU RECENTEMENTE OUTROS MEDICAMENTOS, INCLUSIVE MEDICAMENTOS SEM RECEITA MÉDICA.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS Medicamentos que podem ter seu efeito alterado se tomados com nifedipino:

outros medicamentos para o tratamento da pressão alta, como diuréticos, beta-bloqueadores, inibidores da ECA, antagonistas do receptor AT-1, outros antagonistas de cálcio, bloqueadores alfa-adrenérgicos, inibidores da PDE5 e alfa-metildopa, podem ter o seu efeito aumentado;

betabloqueadores, usados para tratar a pressão alta e algumas doenças do coração, podem provocar queda muito forte da pressão e piorar o funcionamento do coração;

digoxina, usada para tratar doenças do coração, pode ter seu efeito aumentado;

quinidina, usada para o tratamento das alterações das batidas do coração: pode ser necessário ajustar sua dose ao se iniciar ou terminar o tratamento com nifedipino;

tacrolimo, usado em doentes transplantados: junto com nifedipino poderá ser necessário reduzir a dose de tacrolimo.

Medicamentos que alteram o efeito do nifedipino se tomados juntos:

Os seguintes medicamentos reduzem o efeito de nifedipino:

rifampicina (antibiótico):não se pode usar junto com nifedipino, pois reduz o efeito deste;

fenitoína, carbamazepina, fenobarbital (antiepilépticos): reduzem a eficácia de nifedipino;

Os seguintes medicamentos podem aumentar o efeito de nifedipino :

antibióticos macrolídeos, p. ex. eritromicina;

inibidores da protease anti-HIV ou antivirais usados para o tratamento de AIDS, p. ex. ritonavir;

antifúngicos azólicos, p. ex. cetoconazol;

antidepressivos como fluoxetina e nefazodona;

quinupristina/dalfopristina (antibióticos);

ácido valpróico (antiepiléptico);

cimetidina (para o tratamento de úlceras do estômago ou do intestino);

ci
saprida (para o tratamento de certas doenças do estômago e do intestino).

Interação com alimentos: não se deve tomar suco de toronja, conhecida também como grapefruit, enquanto estiver em tratamento com nifedipino, pois poderá ocorrer uma queda maior da pressão.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

ASPECTO FÍSICO Adalat® é uma cápsula gelatinosa mole, alongada, de cor laranja.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS Adalat® cápsulas não tem cheiro.

DOSAGEM Geralmente o médico receita 1 cápsula de Adalat® três vezes por dia para o tratamento da pressão alta e da doença coronária. Na crise aguda de pressão alta a dose recomendada é de 1 cápsula em dose única.

COMO USAR :

A cápsula deve ser engolida com um pouco de líquido, podendo ser tomada com uma refeição ou não.

Adalat® destina-se a tratamentos prolongados. O seu médico lhe dirá durante quanto tempo você deverá tomar Adalat®.

Se você se esqueceu de tomar uma ou mais doses, não tome outra dose para compensar a dose esquecida. Aguarde até o momento da próxima dose e continue normalmente o tratamento. Deve-se observar um intervalo de pelo menos 2 horas entre as tomadas.Fale com o seu médico se tiver impressão de que Adalat® é demasiado forte ou demasiado fraco. Não tome mais cápsulas do que aquelas que o médico receitou.

SIGA A ORIENTAÇÃO DE SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.

NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.

NÃO USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?

Como qualquer medicamento, nifedipino pode provocar efeitos indesejáveis, como os seguintes:

Efeitos mais freqüentes: dor de cabeça, inchaço, dilatação dos vasos sangüíneos, prisão de ventre e mal-estar geral.

Efeitos pouco freqüentes: reação alérgica, reação alérgica com inchaço na língua e na garganta, podendo dificultar a respiração (angioedema), ansiedade, alterações do sono, vertigem, enxaqueca, tontura, tremor, alterações da visão, aceleração ou palpitações das batidas do coração, pressão muito baixa, síncope, sangramento no nariz, congestão nasal, dor de barriga, náusea, indisposição do estômago, gases intestinais, secura na boca, alterações nos exames de sangue que avaliam a função do fígado, vermelhidão inflamatória da pele, câimbras, dores e alterações nas articulações, urina excessiva, dificuldade ou dor ao urinar, dificuldade na ereção do pênis, dores em geral e calafrios.

Efeitos raros: coceira, urticária, aparecimento de lesões ou vermelhidão da pele, sensação anormal como queimação, espetadelas, cócegas ou formigamento, comprometimento da sensibilidade chegando quase à anestesia, alterações e inflamações das gengivas.

Outros efeitos muito raros: reação alérgica grave, com risco de vida, em que há dificuldade para respirar, e reações na pele (choque anafilático) e vômito.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?

Se alguém se intoxicar com uma dose excessiva de nifedipino, poderá apresentar os seguintes sintomas: perturbações da consciência, podendo entrar em coma, queda da pressão, alteração dos batimentos do coração, aumento do açúcar no sangue, desequilíbrio metabólico, falta de oxigênio no organismo, choque causado pelo mau funcionamento do coração e acúmulo de líquido nos pulmões. O tratamento deverá ser feito no hospital. No caso de superdose, contate seu médico ou o hospital mais próximo. Se possível, leve a embalagem com as cápsulas ao hospital.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

As cápsulas devem ser conservadas na embalagem original, dentro do frasco, em temperatura ambiente, entre 15° e 30° C. As cápsulas devem ser protegidas da luz e da umidade, portanto só devem ser retiradas do frasco na hora de tomar.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados