Níveis reduzidos de vitamina D em adolescentes associam-se a um aumento do risco futuro de hipertensão arterial e diabete melito, aponta estudo

0
99

Um estudo que avaliou 3.577 adolescentes com idades de 12 até 19 anos (51% eram do sexo masculino) participantes do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES 2001-2004) demonstrou uma relação entre níveis reduzidos de vitamina D no sangue e um aumento do risco futuro de hipertensão arterial, síndrome metabólica e diabete melito.

Os adolescentes do estudo tinham um nível médio de vitamina D no sangue, na ordem de 24.8 ng/ml. Aqueles que se enquadravam numa faixa com valores mais reduzidos de vitamina D (abaixo de 15 ng/mL) apresentavam um risco futuro de hipertensão arterial, síndrome metabólica e diabete melito, significativamente maior quando comparados ao subgrupo com níveis maiores que 26 ng/ml.

Os pesquisadores acreditam que os níveis reduzidos de vitamina D no sangue possam ser causados por fatores alimentares, baixa exposição solar ou ambos e, ainda, ao aumento das taxas de obesidade nessa faixa da população.

Os adolescentes afrodescendentes eram aqueles com os menores níveis de vitamina D. A explicação desse fato é que estes apresentam uma concentração maior de melatonina na pele, fato que interfere na ação dos raios solares e na produção de vitamina D.

A prevalência da deficiência de vitamina D durante o período 2001-2006 cresceu de 28% para 40% quando se adotaram valores de corte para normalidade na faixa de 20 ng/ml. Estudos futuros são necessários para determinar os níveis ideais de vitamina D no sangue. A American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatria) recomenda uma ingestão diária de 400 unidades de vitamina D, a qual poderá ser obtida pelo consumo de leite e seus derivados, óleos de peixe e alimentos enriquecidos com vitamina D (como cereais, por exemplo) e pela exposição solar diária de 10 a 15 minutos.

Fonte: AHA 49th Annual Conference (2009).

Texto revisado por Nícia Padilha.

www.portaldocoracao.com.br  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here