Novo medicamento para reduzir o colesterol é aprovado para uso em países da Europa

0
78

Em pacientes portadores de colesterol elevado , as vastatinas  são as drogas de escolha para o tratamento . Alguns exemplos desse grupo de medicamentos são : sinvastatina , atorvastatina e rosuvastatina ( conhecidas como Zocor , Lipitor e Crestor, respectivamente  ).

No entanto , alguns pacientes , com níveis de colesterol mais elevados ou ainda , aqueles com alterações mistas ( colesterol "ruim" e triglicerídeos elevados , associados  a um colesterol "bom" baixo por exemplo ) , há a necessidade de uma associação de medicamentos : vastatinas com a ezetimiba ( conhecido como Vytorin ) , vastatinas com os fibratos e, vastatinas com o acido nicotínico.

O ácido nicotínico ou niacina , é uma droga capaz de reduzir o colesterol "ruim" ( LDL-C ), os triglicerídeos e aumentar os níveis do colesterol "bom" ( HDL-C ) .Na verdade , o ácido nicotínico , é a droga mais potente  em relação  ao aumento dos níveis do HDL-C ( cerca de 25% ). Infelizmente , essa medicação freqüentemente apresenta alguns  efeitos colaterais , como o aparecimento de calorões na cabeça , erupção avermelhada na pele ( associada a coceira ) e intolerância gástrica.

Recentemente , a associação do ácido nicotínico com o laropipranto , cujo objetivo é reduzir os efeitos colaterais do primeiro medicamento ,   foi testada e aprovada para uso comercial na Europa. A associação acarretou uma redução dos efeitos colaterais , quando comparada ao ácido nicotínico isolado. A associação do ácido nicotínico com o laropipranto , usada isoladamente ou ainda , associada com as vastatinas  , promete ser uma boa opção para o tratamento das anormalidades do colesterol  , com menos efeitos colaterais e melhor tolerabilidade.

Fonte: European Medical Agency – EMEA ( 2008 ). 

www.portaldocoracao.com.br

  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here