Quem precisa ingerir carboidratos durante os exercícios físicos?

0
214

A necessidade de ingerir carboidratos durante uma atividade física para a melhora do desempenho dependerá da duração e da intensidade do exercício físico.

Considerando os estoques limitados de glicogênio (reserva energética) e a sua demanda aumentada durante exercícios prolongados e de moderada ou elevada intensidade, a suplementação de carboidratos é necessária para este tipo de atividade com duração superior a 90 minutos.

A quantidade de carboidratos recomendada varia de 30 a 60 gramas por hora (ingestão, por exemplo, de  duas a três barras de cereais do tipo castanha com chocolate por hora) para um efeito positivo no desempenho. Esta quantidade é baseada na taxa de oxidação de carboidrato em uma média de 0,5 a 0,9 gramas por minuto de exercício.

Mesmo em situações de elevados estoques de glicogênio, no estágio inicial do exercício é recomendável a suplementação com carboidratos imediatamente antes ou logo após o seu início e continuamente em intervalos de 15–20 minutos durante atividades de longa duração. Embora menos carboidratos sejam oxidados na primeira hora de exercício, estudos mostram que, se a suplementação ocorrer logo nos minutos iniciais e se mantiver durante a atividade, há melhora da performance.

Portanto, a ingestão de carboidratos, durante o exercício físico de longa duração, melhora a performance física. Esta prática é principalmente importante em situações em que o atleta não está com as taxas de glicogênio elevadas, não realizou refeição pré-exercício ou ainda tem o seu consumo calórico restrito por uma dieta para perda de peso.

Fonte: Revista Hipertensão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here