Nutricionista sugere opções saudáveis de sopa para o inverno

0
427

Não são todas as receitas de sopas que apresentam poucas calorias e são benéficas à saúde, mas existem muitas opções que combatem o frio e ajudam a evitar o ganho de peso, algo muito comum durante o inverno.

As sopas são preparações que, diferentemente da grande maioria dos pratos quentes, preservam a água do cozimento das verduras e vegetais, portanto, garantem uma grande proporção de vitaminas e sais minerais.

É muito fácil variar o sabor das sopas, pois elas podem apresentar diversos ingredientes associados e consumidos ao mesmo tempo. A escolha destes ingredientes é o que diferencia esta preparação de uma refeição completa ou não.

Uma sopa tipo caldo, rala, feita apenas com verduras e legumes pode servir como opção de entrada para uma refeição, podendo substituir a salada em dias frios. É uma ótima opção no controle do apetite, evitando excessos na hora de ingerir o prato principal.

Porém, para substituir uma refeição completa, a sopa deve conter uma fonte de proteína (carne magra, frango, peixe ou ovos), e uma fonte de carboidratos (arroz, massa ou batata), além das verduras e legumes.

O fato da sopa ser uma preparação “leve”, não significa que pode ser consumida livremente. O controle da quantidade a ser consumida dependerá do valor calórico da preparação e do gasto energético de quem irá consumi-la.

Combinar a sopa com pães é muito comum. Quando a sopa é pouco calórica e não tem carboidratos em sua receita, esta combinação é bem vinda. Agora, quando as sopas já possuem arroz, feijão, batata, mandioquinha ou uma massa em sua formulação, o consumo dos pães não é indicado.

Sopas que utilizam produtos frescos, vegetais in natura e não são armazenadas por muito tempo, são mais saudáveis do que as sopas instantâneas industrializadas, mesmo sendo congeladas.

As sopas industrializadas normalmente são ricas em sódio, corantes, aromatizantes e vários outros conservantes que podem prejudicar a sua saúde se ingeridos excessivamente. Esse tipo de sopa deve ser evitado, principalmente em pacientes portadores de pressão alta.

Autora: Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista – CRN 1004.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here