Nutricionista sugere opções saudáveis de sopa para o inverno

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Não são todas as receitas de sopas que apresentam poucas calorias e são benéficas à saúde, mas existem muitas opções de sopas que garantem o controle do frio e o equilíbrio do peso ao final do inverno.As sopas são preparações que diferentemente da grande maioria dos pratos quentes, preservam a água do cozimento das verduras e vegetais, portanto garantem uma maior proporção de vitaminas e sais minerais.

É muito fácil variar o sabor das sopas, pois elas podem apresentar diversos ingredientes associados e consumidos ao mesmo tempo. A escolha destes ingredientes é o que diferencia esta preparação como uma refeição completa ou não.   Uma sopa tipo caldo, rala, feita apenas com verduras e legumes pode servir como opção de entrada para uma refeição (pode substituir a salada em dias realmente frios), é um ótimo aliado no controle do apetite para as demais preparações da refeição. Porém, para substituir uma refeição completa, a sopa deve conter uma fonte de proteína (carne magra, frango,peixe ou ovos) e uma fonte de carboidratos (arroz ou massa ou batata), além das verduras e legumes.

O fato da sopa ser uma preparação “leve”, não significa que pode ser consumida livremente. O controle da quantidade a ser consumida depende do valor calórico da preparação e o gasto energético de quem irá consumí-la.Combinar a sopa com pães é muito comum. Quando a sopa é pouco calórica e não tem carboidrato em sua receita, esta combinação é bem vinda. Agora nos caso das sopas que já possuem arroz, feijão, batata, mandioquinha ou uma massa em sua formulação, o consumo dos pães não é indicado.   Sopas que utilizam produtos frescos, vegetais in natura e não são armazenadas por muito tempo, são mais saudáveis que as sopas instantâneas industrializadas, mesmo sendo congeladas.As sopas industrializadas normalmente são ricas em sódio, corantes, aromatizantes e vários conservantes que podem prejudicar a sua saúde se ingeridos excessivamente.

Ana Flávia Pinheiro – Nutricionista CRN 1004.

 

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