Nutrientes que fazem bem para a pele e previnem o envelhecimento

0
66

Para prevenir o envelhecimento e manter a pele bonita, saudável e hidratada é importante buscar equilíbrio e variedade nos nutrientes da dieta. A presença das vitaminas e minerais, além das fibras que auxiliam a regularizar as funções orgânicas favorecendo também para um bom funcionamento intestinal que é fundamental na eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo. Combater os radicais livres que agridem a pele e a saúde como um todo é um dos maiores desafios contra o envelhecimento. Para estes objetivos a alimentação nos fornece alguns componentes fundamentais como:

BETACAROTENO (precursor da vitamina A) :

Encontrado na cenoura, abóbora, batata doce, damasco seco, vegetais verde escuros como brócolis, couve, etc…

VITAMINA C:

Encontrada nas frutas cítricas e vegetais verde escuros (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, agrião, pimentão verde, etc…).

VITAMINA E:

Encontrado no germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

SELÊNIO:

Encontrado na castanha do Pará (principal fonte), alimentos marinhos.

ZINCO:

Encontrado nas carnes magras, peixes e frutos do mar, aves sem pele e leite desnatados. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.

BIOFLAVONÓIDES:

Encontrado nas frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas, amoras, morango, framboesa, entre outras frutas vermelhas.

SILÍCIO:

Encontrado na aveia, cevada, salsa, nabo e avelã.

FIBRAS:

Encontrado nos cereais integrais (farelo de trigo, aveia, centeio, etc), frutas e hortaliças de preferência consumidos com cascas e/ou talos.

ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA 3:

Encontrado nos peixes marinhos que vivem em águas frias como sardinha, salmão, cavala, arenque, atum, etc…

VITAMINAS DO COMPLEXO B:

Encontradas nas carnes, leguminosas, cereais integrais, cereais enriquecidos. Além disso, consumir no mínimo 1,5L no dia, praticar uma atividade física regular, dormir bem, ter cuidados com a exposição ao sol, limpar, hidratar e esfoliar a pele são parceiros indispensáveis nesta luta para se ter uma pele bonita.

Nutricionista – Dra. Ana Flávia Pinheiro – CRN1104

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here