Obesidade na infância contribui para a puberdade prematura em meninas

0
171

As taxas crescentes de obesidade infantil e sobrepeso nos Estados Unidos , podem estar contribuindo para um início prematuro da puberdade em meninas, dizem pesquisadores da University of Michigan C.S. Mott Children’s Hospital.Os pesquisadores revelam que um índice de massa corporal (IMC) maior em meninas tão novas quanto três anos e, o grande aumento no IMC entre os três anos e a primeira série , estão associados com a puberdade prematura, definida pela presença de desenvolvimento dos seios aos nove anos de idade. Este estudo longitudinal é o único que incluiu meninas com menos do que 5 anos de idade para examinar a associação entre peso e início da puberdade.

"Nossa descoberta indica que a gordura corporal aumentada está associada com início prematuro da puberdade , fornece evidência adicional que taxas crescentes de obesidade entre crianças neste país podem contribuir para a tendência de maturação prematura em meninas," disse o autor principal e endocrinologista pediátrica, Joyce Lee, M.D, MPH., membro do Child Health Evaluation and Research (CHEAR) Unit na U-M Division of General Pediatrics, e professora-assistente no Department of Pediatrics and Communicable Diseases noU-M Medical School.

Estudos sugeriram que meninas nos Estados Unidos estão entrando na puberdade mais cedo hoje do que há 30 anos atrás, disse Lee. Já que taxas de obesidades na infância também tiveram aumentos significativos durante o mesmo período de tempo, os pesquisadores têm especulado se a obesidade na infância pode contribuir para a tendência da puberdade prematura em meninas.

Para estudar a associação entre peso no começo da infância e o início da puberdade, Lee e seus colegas examinaram 354 meninas de diversos níveis socioeconômicos em 10 regiões dos Estados Unidos usando dados do National Institute of Child Health and Human Development Study of Early Child Care and Youth Development study.

"Estudos anteriores descobriram que as meninas que tiveram puberdade prematura tendem a ter índice de massa corporal maior, mas não é claro se a puberdade leva ao ganho de peso ou se o ganho de peso leva ao início prematuro da puberdade. Nosso estudo oferece evidência de que é o último," disse Lee.

Fonte:Pediatrics ( 2007 ).

www.portaldocoracao.com.br 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here