Ômega-3 previne e trata as doenças cardiovasculares, dizem pesquisadores

0
159

As gorduras ou ácidos graxos insaturados são classificados em duas categorias principais: polinsaturados representados pelas séries ômega-6 e ômega-3, e os monoinsaturados representados pela série ômega-9.

As gorduras do tipo ômega-3 são encontradas respectivamente nos vegetais (soja, canola e linhaça) e em peixes de águas frias (cavala, sardinha, salmão e arenque). Estas gorduras promovem redução dos triglicérides , podendo ainda exercer outros efeitos cardiovasculares positivos, como redução da viscosidade do sangue, maior relaxamento dos vasos e  efeitos antiarrítmicos. 

Os ômega-3 parecem ter um papel duplo na batalha contra as doenças cardiovasculares. Um recente estudo sugere que os ômega-3 apresentam um grande potencial para prevenir e  tratar as doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores do Ochsner Medical Center (Nova Orleans, Estados Unidos) e da University of Maryland School of Medicine (Baltimore, Estados Unidos) realizaram uma grande revisão de estudos sobre os efeitos dos ômega-3 sobre as doenças cardiovasculares. Estes estudos incluíram cerca de 40.000 pacientes de prevenção primária (sem doença cardíaca), vítimas de um ataque cardíaco e, mais recentemente,  portadores de insuficiência cardíaca (coração fraco).

os autores da revisão concluíram que pessoas sem doença cardiovascular deveriam consumir pelo menos 500 mg por dia de ômega-3 e as pessoas com doença coronariana conhecida, deveriam consumir pelo menos 800 a 1.000 mg de ômega-3 diariamente.No entanto, os autores da revisão acreditam que mais estudos são necessários para determinar a dosagem ideal dos ômega-3, com o objetivo de obter um maior benefício para aqueles que sofrem de doença cardíaca coronariana.

Fonte: JACC.

  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here