Organização Mundial de Saúde ( OMS ) pede proibição total de propagandas de cigarro

0
81

Maioria dos fumantes começa antes dos 18 anos . A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu para que governos proíbam a propaganda de cigarro para ajudar a evitar que jovens adquiram o vício.A OMS acusou fabricantes de tabaco de usar técnicas de marketing cada vez mais sofisticadas para atrair jovens, principalmente meninas em países pobres. A organização diz que quanto mais as pessoas forem expostas a propagandas de tabaco, mais chances têm de começar a fumar.

O apelo foi feito neste sábado, o Dia Mundial Sem Tabaco.A OMS diz que apenas 5% da população mundial está coberta por proibições abrangentes de propagandas de cigarro, promoções e patrocínios da indústria do tabaco.A organização afirma ainda que as restrições atuais não são suficientes para proteger os 1,8 bilhões de jovens do mundo, que são atingidos através da Internet, revistas, filmes, shows e eventos esportivos.

Mensagens perigosas:

Na Rússia, onde há poucas leis antitabaco, o número de adolescentes e mulheres que começaram a fumar triplicou na última década.Mas, no Canadá, onde o fumo e a propaganda de cigarro são severamente restritos, o número de fumantes é o mais baixo dos últimos 40 anos. A Grã-Bretanha anunciou recentemente planos para proibir máquinas de vender cigarro e maços de dez para evitar que crianças e jovens fumem.

A OMS também acusou a indústria do tabaco de atrair jovens ao associar “falsamente” os cigarros com “glamour, energia e apelo sexual”. A maioria dos fumantes começa antes dos 18 anos, com quase um quarto deles começando antes dos 10 anos de idade.Em uma pesquisa mundial da OMS com jovens entre 13 e 15 anos, 55% disseram ter visto outdoors com propagandas de cigarro, enquanto 20% possuíam algum item com um logótipo de uma empresa de tabaco. O diretor da OMS para a Iniciativa Sem Tabaco, Douglas Bettcher, uma proibição completa das propagandas é necessária.

“Medidas pela metade não são suficientes”, disse. “Quando uma forma de propaganda é banida, a indústria do tabaco simplesmente transfere seus vastos recursos para outro canal.”

Fonte: BBCBrasil.com (31 de maio de 2008 ).

www.portaldocoracao.com.br

  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here