Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Pare de Fumar

Orientação no local de trabalho e incentivo financeiro facilitam o abandono do tabagismo, sugere estudo 

O tabagismo é um importante fator de risco para o surgimento de várias doenças, acarretando faltas ao trabalho, invalidez e elevados custos sociais e econômicos. Um recente estudo avaliou duas formas de abordagem visando à cessação  do tabagismo, em 878 trabalhadores fumantes de uma grande empresa dos Estados Unidos.

Todos os trabalhadores fumavam pelo menos 5 cigarros por dia. A metade destes trabalhadores recebeu informações sobre a disponibilidade de um programa na empresa visando à cessação do tabagismo e a outra metade do  grupo, além dessa informações, recebeu ainda incentivos de ordem  financeira.

Neste último grupo, os trabalhadores recebiam 100 dólares para completar o programa de cessação do tabagismo, 250 dólares por ficarem 6 meses sem fumar e mais 400 dólares por um tempo adicional de mais 6 meses longe dos cigarros. A cessação do tabagismo era confirmada por exames de sangue realizados periodicamente. O autor do estudo foi o  Dr Kevin G. Volpp do Philadelphia Veterans Affairs Medical Center (Estados Unidos).

Entre 9 a 12 meses (dependo da data de cessação do tabagismo) as taxas de abandono eram de 14.7% para os trabaladores que recebiam incentivo financeiro e de 5.0% no grupo controle, sem incentivo financeiro. Entre 15 a 18 meses essa taxa permaneciam maior no grupo com incentivo financeiro, quando comparada ao grupo sem incentivo:  9.4% e 3.6%, respectivamente.

Os trabalhadores que recebiam incentivo financeiro aderiam mais facilmente ao programa de cessação do tabagismo, (15.4% contra apenas 5.4% do grupo sem incentivo), e completavam mais freqüentemente o programa (10.8% contra  apenas 2.5% do grupo sem incentivo). A taxa média de cessação do tabagismo após  6 meses do incío do estudo era de 20.9% no grupo com incentivo finaceiro e de 11.8% no grupo de trabalhadores sem incentivo.

O autor do estudo conclui que o local de trabalho é um sítio promissor para a abordagem do tabagismo,  e o incentivo financeiro parece aumentar as taxas de sucesso no abandono deste vício.

Fonte: N Engl J Med (2009).

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados