Perfil das doenças no Brasil

0
454

O Brasil passou por importantes mudanças estruturais e econômicas nos últimos 50 anos. Na saúde, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Estratégia Saúde da Família revolucionaram a atenção básica para a população.

Em artigo publicado no periódico The Lancet, pesquisadores utilizaram os dados Global Burden of Disease Study 2016 (GBD 2016) para investigar o perfil das doenças no Brasil nos últimos 26 anos.

Para isso, foram analisadas as estimativas do GBD 2016 para expectativa de vida ao nascer, expectativa de vida saudável, mortalidade por todas as causas e causas específicas, anos de vida perdidos, anos vividos com incapacidade (disability), anos de vida ajustados por incapacidade e fatores de risco.

Perfil das doenças no Brasil

Os resultados a nível nacional foram:

– A expectativa de vida ao nascer aumentou de 68,4 anos em 1990 para 75,2 anos em 2016.

– A expectativa de vida saudável aumentou de 59,8 anos em 1990 para 65,5 anos em 2016.

– As taxas de mortalidade por todas as causas caíram 34,0%.

– Em 2016, a doença isquêmica foi a principal causa de anos de vida perdidos, seguida de violência interpessoal. A termo doença isquêmica inclui a doença arterial coronariana e cérebro-vascular, responsáveis pela maioria dos casos de infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e acidente vascular cerebral (derrame cerebral), respectivamente.

– Dor lombar e cervical, doenças dos órgãos sensoriais e doenças de pele foram as principais causas de anos vividos com incapacidade em 1990 e 2016.

– Os principais fatores de risco para incapacidades em 2016 foram uso de álcool e drogas, pressão alta e alto índice de massa corporal.

Fonte: Pebmed.

Comentário do autor:

A doença isquêmica poderá ser evitada através do combate de  seus fatores de risco, como tabagismo, anormalidades do colesterol total e suas frações, hipertensão arterial, diabete, obesidade, tabagismo, dieta inadequada e estresse psicossocial.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here