Pericardite constritiva crônica*

0
77

A pericardite crônica  é a inflamação resultante do acúmulo de líquido no pericárdio ou do espessamento do pericárdio. Ela apresenta um início gradual e persiste durante um longo período de tempo. No caso da pericardite crônica com derrame, ocorre um acúmulo lento de líquido no pericárdio. A condição pode ser causada por câncer, tuberculose ou hipotireoidismo.

Quando possível, as causas conhecidas são tratadas e, caso a função cardíaca seja normal, o médico pode adotar uma atitude expectante, observando a evolução do quadro. A pericardite constritiva crônica é uma doença que ocorre quando há formação de um tecido fibroso (cicatricial), em torno do coração.

O tecido fibroso tende a contrair no decorrer do tempo, comprimindo o coração e reduzindo seu tamanho. A compressão aumenta a pressão nas veias que retornam o sangue ao coração porque é necessária maior pressão para enchê-lo. Ocorre um acúmulo de líquido e, em seguida, um escape , com aparecimento de edema nos membros inferiores , no abdômen e, às vezes, nos espaços em torno dos pulmões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here