Por que alguns adolescentes ainda urinam na cama?

0
90

A perda involuntária de urina durante o sono, chamada enurese noturna, ocorre em mais de 15% das crianças aos 5 anos de idade. A partir desta idade ocorrem um índice de resolução espontânea de aproximadamente 15% dos casos por ano.

Na adolescência 2 a 5% permanecem enuréticos, causando sérios problemas familiares, sociais e de auto-estima. A maioria das crianças aprende a controlar  sua micção até os 3 anos de vida, mas é aceitável que uma criança de até 5 anos sem querer molhe a cama no máximo 1 vez por semana,  desde que não tenha outros sintomas, como dores ao urinar, urgência para urinar (tem que sair correndo, para não urinar na roupa), perdas involuntárias de urina durante o dia ou infecções urinárias. Se tiver um ou mais destes sintomas, mesmo antes dos 5 anos de idade, o problema pode ser complexo, e deve ter acompanhamento médico.

Por que alguns adolescentes ainda urinam na cama?

– Predisposição genética:  

A possibilidade dos filhos terem enurese aumenta 45% a 75 % se 1 ou os 2 pais (respectivamente) tiveram enurese.

– Produção de maior quantidade de urina durante o sono:

O normal é as pessoas produzirem menos urina durante o sono, por ação do hormônio Vasopressina. Nas pessoas com Enurese Noturna a produção deste hormônio pode ser menor, e a micção ocorre porque o volume de urina produzido é maior do que a capacidade da bexiga.

– Imaturidade neurológica no mecanismo de acordar ou na inervação da bexiga.

– Fatores emocionais:

Raramente é um fator desencadeador do problema, mas a enurese sempre influencia negativamente na personalidade da criança, com sentimentos de vergonha e culpa.  

Fonte:Sociedade Brasileira de Pediatria (2009).

www.portaldocoracao.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here