Praticar Tai Chi Chuan é útil no tratamento da hipertensão arterial, diz estudo

0
471

A hipertensão arterial é o principal fator de risco cardiovascular. O surgimento e a manutenção do quadro hipertensivo depende da interação de múltiplos fatores.

O estresse psicossocial está diretamente envolvido nesse processo, devendo ser combatido sempre que possível. Atualmente, especialistas no assunto recomendam as terapias de relaxamento como parte do tratamento da hipertensão arterial.

Um estudo abordou os efeitos do Tai Chi Chuan na pressão arterial, no perfil das gorduras no sangue e na ansiedade. Nesse estudo, 76 participantes sedentários com pressão normal-alta ou hipertensão estágio I ( até 159/99 mmHg ), participaram de um programa de 12 semanas com três sessões por semana de 50 minutos cada, com intensidade estimada de 64% da freqüência cardíaca máxima.

O estudo observou uma queda significativa de 15,6 mmHg da pressão arterial sistólica e 8,8 mmHg da pressão arterial diastólica. Foram apresentados ainda benefícios no tratamento da ansiedade, assim como uma redução do colesterol total e um aumento do HDL-colesterol (“bom colesterol”).

Fonte:  J Altern Complement Med.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here