Pressão arterial nos idosos varia com a temperatura, diz estudo

0
359

Um estudo avaliou a variação da pressão arterial em idosos de acordo com a temperatura exterior. Um total 8.801 indivíduos idosos (indivíduos com 65 anos de idade ou mais) tiveram a sua pressão arterial medida no início do estudo, e em várias ocasiões ao longo de dois anos de acompanhamento.

Diariamente a temperatura exterior era avaliada de acordo com dados meteorológicos locais. Os autores do estudo observaram variações significativas da pressão arterial sistólica (máxima) e diastólica (mínima) ao longo das quatro estações do ano, de acordo com as variações da temperatura exterior.

A pressão arterial sistólica diminuiu com o aumento da temperatura exterior. Os pesquisadores observaram uma redução de cerca de 8 mm Hg na pressão arterial sistólica obtida nos dias mais frios (temperaturas menores que 7,9°C), em comparação as pressões obtidas nos dias mais quentes (temperaturas maiores que 21,2°C). Quanto mais alta era a temperatura exterior, maior era a diminuição da pressão arterial.

As alterações na pressão arterial de acordo com as variações da temperatura exterior foram maiores nos indivíduos com mais de 80 anos.Os autores do estudo concluíram que a temperatura exterior e a pressão arterial estão fortemente correlacionados nos idosos, especialmente naqueles com 80 anos de idade ou mais.

Fonte: Archives of Internal Medicine.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here