Prevenção das doenças cardiovasculares : Conheça o conceito da polipílula

0
118

O termo polipílula  têm sido aplicado a uma única pílula que contém vários medicamentos , que são usados atualmente para a prevenção de complicações cardiovasculares , como o infarto do miocárdio , morte de origem cardíaca e o derrame cerebral .

A polipílula  seria composta pela associação de uma droga redutora de colesterol ( vastatina ) , uma ou mais medicações para redução da pressão arterial e ainda , o ácido acetil salicílico em dose baixa  ( popularmente conhecido como aspirina infantil), medicamento usado para diminuir a agregação das plaquetas no sangue e a formação de coágulos. 

O conceito da polipílula  baseia-se no fato que a utilização associada desses medicamentos , para pacientes considerados de maior risco , diminuiria teoricamente em 80% ou mais  a chance das complicações cardiovasculares citadas acima. Pessoas com mais de 55 anos , portadores de doenças cardiovasculares de qualquer idade e diabéticos com mais de 35 anos , seriam os candidatos teóricos ao uso da polipílula. A polipílula foi um assunto de destaque  no congresso mundial de cardiologia , em Buenos Aires ( 2008 ). 

Essa associação de medicamentos , poderia facilitar a aderência ao uso dessas drogas , comprovadamente efetivas na prevenção de complicações cardiovasculares nesse grupo de pacientes , permitindo ainda , que estes pacientes passassem a ter variáveis biológicas , como a pressão arterial e os níveis de colesterol , numa faixa de valor consideravelmente menor , observada em pacientes mais jovens. Estudos iniciais estão em andamento no sentido de garantir a eficácia real da polipílula , inclusive , se essa associação de medicamentos em uma única pílula, proporcionaria os mesmos benefícios desses medicamentos administrados em conjunto , mas de uma forma individual.

No momento atual , a polipílula é uma idéia muita atrativa , baseada em premissas teóricas interessantes , mas que ainda carecem de uma comprovação definitiva quanto a sua eficácia e segurança ao longo prazo. Grandes estudos , envolvendo milhares de pacientes tomando a polipílula , deverão definir no futuro o seu papel na prevenção das doenças cardiovasculares.

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here