Professor Thomas Souza explica como a atividade física auxilia o bom funcionamento do coração

0
71

Nos dias atuais as pessoas vivem em meio a tanta correria que não há muito tempo para práticas saudáveis, todas as tecnologias da vida moderna trouxeram a todos um certo comodismo com relação ao padrão de vida gerando assim uma queda na qualidade de vida da população.

No entanto, muitas pessoas já estão saindo do comodismo e buscando por soluções que levem a uma vida melhor, estão saindo da frente do computador e indo para os parques atrás de atividades físicas, estão se utilizando menos de fast foods e procurando nutricionistas para obter uma melhor alimentação, com isso nota-se o reflexo positivo na saúde e principalmente na máquina que impulsiona nosso corpo, o coração.

Muitos sabem dos benefícios que hábitos de vida saudáveis trazem para nossa vida, porém existe a necessidade de saber mais sobre eles, entender como essas práticas irão interferir no corpo, o que irá mudar, e nesse caso específico como a atividade física auxilia no bom funcionamento do coração.

Os problemas relacionados ao coração podem vir desde o nascimento, porém muitas pessoas adquirem tais problemas pelo sedentarismo, que é considerado um dos maiores fatores de risco para o coração, pois com a falta de atividade física as pessoas tendem a engordar porque não gastam mais energia do que consomem ocorrendo o acúmulo de gordura no corpo, principalmente na área abdominal, sendo um péssimo sinal para o corpo e principalmente para o coração, onde a gordura pode se acumular formando placas que obstruem as artérias, fazendo com que o coração tenha de trabalhar muito mais para bombear o sangue levando muitas vezes a ataques cardíacos.

Com isso, é preciso proteger o coração de tais problemas fazendo com que este orgão tão vital para o corpo siga sempre forte, assim a atividade física é grande auxiliadora a manutenção e bom funcionamento do coração, ressaltando que aliada com outras práticas como a nutrição e visitas regulares ao médico potencializa muito mais os benefícios ao coração. 

Quanto aos benefícios que a atividade física oferece ao coração pode-se citar: correção de fatores coronarianos, prevenção ao agravamento e maior incidência de eventos cardiovasculares, aumento da capacidade aeróbica (remete a maior volume de oxigênio no corpo), diminui a chance do aparecimento de doenças isquêmicas do miocárdio, retardo e até interrupção do processo de arteriosclerose nas artérias, aumenta a sobrevida até mesmo nas pessoas que já tiveram um infarto, estimula uma melhor vascularização aumentando a irrigação de sangue para o coração e aumenta a resistência ao esforço.

São diversos os benefícios que a atividade física promove ao coração e assim a todas as funções fisiológicas do corpo, com isso as práticas físicas são de grande valia e devem ser praticadas por todos sem excessão, tanto para as pessoas sem problemas cardíacos como para as que já o possuem, afim de retardar problemas existentes e prevenir os que poderão vir.  

Os benefícios existem, isso é claro, mas o que deve ser feito? 

Atividades físicas regulares, essa é a resposta. Praticar atividades todos os dias é a solução, porém se não há tempo hábil a realização apenas 3 vezes na semana também é indicada tendo aí um dia de intervalo entre as atividades. As atividades que podem ser realizadas são as mais diversas, entretanto deve-se levar em consideração a situação do indivíduo, se não tiver nenhum problema cardíaco severo podem ser realizadas as mais variadas atividades e exercícios; caso o indivíduo possua problemas cardíacos severos é necessário para a realização das atividades adaptações quanto às atividades, esforço e tempo de atividade.

A atividade mais indicada é a caminhada, porém tem-se várias outras como modalidades desportivas (futebol, voleibol, etc.), atividades em academia e atividades resistidas. Quanto ao tempo de atividade recomendada, o tempo ideal inicialmente para adaptação é de 30 minutos, o que em algum tempo irá aumentando de tempo conforme a evolução.

Portanto a prática física, bons hábitos alimentares, frequentes consultas ao médico são as maiores armas que possuímos para manter nosso coração firme e saudável.

Dicas finais:

– Pratique atividades físicas regulares.

– Respeite seus limites.

-Obtenha hábitos alimentares saudáveis consultando uma nutricionista.

-Consulte seu médico regularmente.  

Autor: Thomas Souza (professor de Educação Física).

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here