Quais os benefícios dos exercícios Pilates em idosos?

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Joseph Pilates (1980-1967) nasceu na Alemanha. Desde criança foi muito doente, sendo acometido por doenças como a asma brônquica, moléstia reumática e o raquitismo. Visando superar a sua fragilidade física resolveu dedicar-se a esportes como ginástica, boxe e luta romana, para adquirir  vigor físico e um corpo mais saudável.

Ao mesmo tempo que se exercitava, o jovem Pilates passou a estudar filosofia humana. Desenvolveu um especial interesse sobre a fisiologia da musculatura corporal. Estudou diversas formas de se exercitar, incluindo as técnicas ocidentais e orientais. A combinação de todas essas práticas o capacitaram a formular um método único, que no início ele chamou de “Contrology” e, atualmente, é amplamente conhecido como método Pilates.

A aula de Pilates é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos e com bastante trabalho na linha do abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante e nunca passivamente. Você controla os equipamentos executando os exercícios, desta forma, fortalecendo e massageando seu corpo, evoluindo de acordo com sua capacidade individual. A maioria dos exercícios são feitos na horizontal, com e sem aparelhos. Muitos dos exercícios foram baseados nas técnicas do Hatha Yoga, exercícios gregos e romanos e a respiração profunda (meditação), que eliminam a tensão. Os especialistas dizem ser a ginástica mais eficiente de todos os tempos.

Benefícios dos exercícios Pilates em idosos:

– Alivia o estresse e as dores musculares.

– Aumenta o equilíbrio e a coordenação, por isso, pode ajudar a prevenir quedas em idosos.

– Aumenta a energia, flexibilidade e força muscular.

– Aumenta a auto-estima.

– Alonga e tonifica a musculatura.

– Corrige a postura.

– Previne lesões.

Precauções antes de iniciar os exercícios Pilates:

– Antes de iniciar qualquer atividade física, procure a orientação de um médico.

– Para obter todos os benefícios do método Pilates, procure realizá-los sempre com a orientação de um profissional qualificado.

– Desligue o seu telefone celular e procure um local tranquilo, com um fundo musical agradável e suave.

– Use uma roupa bem confortável. Seus pés devem estar descalços.

– Realize os exercícios na frente do espelho para corrigir a sua postura.

– Não se exercite caso você não esteja se sentindo bem, após comer algo pesado, estando alcoolizado, sentindo dores ou se estiver sob um tratamento específico que possa contra-indicar esta prática (nestes casos procure uma orientação médica).

www.dippe.com.br

 

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