Qual a diferença entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

0
255

Atividade física é qualquer movimento corporal que implique em algum gasto energético. Exercícios físicos são movimentos corporais intencionais e repetitivos, utilizando grandes grupos musculares. Atividade desportiva ou competitiva compreendem os  exercícios físicos que são realizados com o objetivo de derrotar oponentes ou superar limites pessoais de desempenho físico.

Exercícios físicos aeróbicos

São movimentos repetitivos que utilizam os grandes grupos musculares.Este tipo de exercício gera um estresse aos sistemas cardiovascular e respiratório. Tal fato acarreta o aparecimento de respostas adaptativas positivas do corpo ao longo de várias semanas.

-Exemplos:

Caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar ou praticar artes marciais, como o boxe ou judô.

-Benefícios:

Melhora da função cardiovascular, diminuição da pressão arterial, aumento do HDL -colesterol (“colesterol bom”), diminuição do LDL-colesterol (“colesterol ruim”), triglicerídeos, glicemia (taxa de açúcar no sangue), peso corporal e do risco de eventos cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco).

Exercícios físicos anaeróbicos

Também chamados de exercícios resistidos ou de musculação.Em contraste com os exercícios aeróbicos, os exercícios anaeróbicos envolvem curtos impulsos de esforço seguidos por períodos de descanso, resultando no desenvolvimento de força e hipertrofia muscular (aumento da massa dos músculos).

-Exemplos:

Musculação (levantamento de pesos), flexões, abdominais e agachamentos.

-Benefícios:

Ganho de massa magra (músculos), aumento da taxa metabólica associada à perda de peso e redução da pressão arterial.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here