Qual é o limite biológico da idade? Por que envelhecemos?

0
562

Para Jürgen Weineck, autor do livro biologia do esporte, o limite biológico para o tempo de vida do homem é estimado atualmente entre 115 e 120 anos, em geral. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) , de acordo com o avanço da idade, os indivíduos podem ser classificados como pessoas de meia-idade (54 a 59 anos), idosos (60 a 74 anos), anciãos (75 a 90 anos) e velhos (acima de 90 anos).

Teorias do envelhecimento:

– Acumulação: um material nocivo (como a lipofuccina) se acumula dentro das células, matando-as com o decorrer do tempo.

-Programação biológica: as células são geneticamente programadas para viver um determinado tempo, morrendo inevitavelmente após este período.

– Exaustão: a energia corporal é gradativamente perdida ao longo dos anos.

-Erro: com o envelhecimento, ocorrem alterações da molécula do DNA das células, formando enzimas que acarretam a morte de células e do organismo.

– Eversão: ocorrem mudanças no colágeno (tecido de sustentação), tornando-o menos elástico e, portanto menos capaz de manter uma vida normal.

-Imunológica: com o envelhecimento o sistema imunológico de defesa se voltaria contra estruturas do próprio corpo, acarretando a destruição dos tecidos corporais.

-Formação de radicais livres: são moléculas de oxigênio com elétrons e que podem causar danos ao DNA das células. A ligação cruzada do colágeno e o acúmulo de pigmentos da idade são causados por radicais livres.

O início da velhice se dá mediante o envelhecimento biológico, que é inevitável. A partir daí, todos os nossos órgãos e sistemas entram em um processo degenerativo e estrutural, levando a redução das funções corporais. Esse envelhecimento está ligado à qualidade de vida, ou seja, quanto mais sistemas e funções forem preservados, menor será o processo de perdas biológicas e psicológicas.

Lembramos que a idade cronológica (anos de vida) é distinta da idade biológica (grau de comprometimento estrutural e funcional do organismo). Muitas pessoas com uma idade cronológica avançada, biologicamente são compatíveis com pessoas bem mais jovens.   Para tal, e fundamental que ao longo da vida, devamos procurar ter um estilo de vida saudável, buscando uma alimentação balanceada, nos mantendo fisicamente ativos e com um peso corporal adequado, além de evitar o tabagismo, uso de drogas e o consumo excessivo de álcool. O exercício e o equilíbrio das funções mentais são também de suma importância.

www.dippe.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here