Saiba como prevenir a osteoporose

0
119

A osteoporose é uma doença óssea que pode afetar todo o esqueleto, tornando os ossos mais frágeis e sujeitos a fraturas. Esse aumento da probabilidade de fraturas é principalmente observado em certos ossos como o fêmur, vértebras da coluna e antebraço.

A osteoporose atinge uma em cada três mulheres e um em cada oito homens no mundo, acima dos 50 anos. Nas mulheres, a doença costuma agravar-se após a menopausa, pois o estrogênio apresenta um efeito protetor para essa doença. No Brasil, estima-se que 15 milhões de pessoas seja afetadas pela osteoporose.

Com o aumento da proporção de idosos na população, este número tende a crescer, tornando a osteoporose e as suas consequências um importante problema de saúde pública.

A doença pode ser melhor diagnosticada através de um exame chamado de densitometria óssea. Abaixo enumeramos algumas dicas visando a prevenção desta doença:

– Pratique exercícios físicos leves 3 a 5 vezes por semana, como caminhar, andar de bicicleta ou fazer hidroginástica;

– Alimente-se com comidas ricas em cálcio. O leite é uma das principais fontes de cálcio e deve ser ingerido todos os dias. Lembre-se: você precisa do cálcio e das proteínas do leite, logo, prefira o leite semi-desnatado ou desnatado, pobres em gordura.

– Exponha-se ao sol leve regularmente, pois este é fundamental para que sua pele produza a vitamina D em quantidades necessárias para o seu organismo. Essa vitamina é fundamental para à fixação do cálcio nos ossos.

– Evite o fumo, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Procure obter seu peso ideal.

– As mulheres devem realizar uma vez por ano, após os 40, uma densitometria óssea. A reposição preventiva de cálcio e vitamina D poderá ser sugerida por seu médico.

Fonte: SBEM.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here