Saiba quais são os alimentos que contém o Selo de Aprovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia

0
64

Uma alimentação adequada é uma etapa fundamental para a prevenção e o tratamento das diversas doenças cardiovasculares.

O estudo INTERHEART, que avaliou a importância dos diversos fatores de risco para o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) na população mundial, comprovou que uma ingestão regular de frutas, verduras e legumes, era capaz de reduzir significativamente os riscos da doença.

Neste contexto de prevenção, surgiu o conceito dos alimentos funcionais, ou seja, aqueles que além de apresentar as propriedades nutricionais habituais, também apresentam efeitos positivos na prevenção e no tratamento das doenças cardiovasculares.

Para contribuir com uma qualidade de vida melhor, para  a  população,  a  Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) desenvolveu o Selo de Aprovação SBC. Ele é uma garantia de que    você está comprando produtos diferenciados desde sua concepção e que, comprovadamente, o auxiliam na prevenção das várias doenças cardiovasculares, como as anormalidades do colesterol, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, entre outras.

Um produto “aprovado” segue rigorosamente os critérios estabelecidos pelo Comitê do Selo de Aprovação SBC, os quais são baseados em padrões nacionais e internacionais de alimentos considerados saudáveis ao coração, elaborados por importantes órgãos mundiais como:  American Heart Association (AHA), Heart and Stroke Foundation of Canada, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a própria Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O Selo de Aprovação SBC (identificado pela presença de um coração em cada produto) foi criado em 1991, para facilitar a vida do consumidor. O Selo foi alterado em 2004 e, novamente, em 2008. Ele agora vem acompanhado de uma frase explicativa sobre o critério que permitiu ao produto receber a certificação da SBC. Essa frase não significa que o produto não possui outras qualidades, mas ressalta qual é o seu diferencial.

Antes de aprovar um produto, o Comitê do Selo de Aprovação SBC, analisa as seguintes características:

– Teor de gordura total;

– Teor de gordura saturada;

– Teor de gordura trans;

– Teor de colesterol;

– Teor de açúcares;

– Teor de sódio (sal);

– Teor de fibras.

– Entre outros itens

Entre os produtos aprovados estão margarinas, bebidas, cereais, fibras, pães, bolos, torradas, barras de fruta e biscoitos. Ao adquirir um produto “aprovado” você tem a garantia de ter feito a escolha certa, contribuindo para a promoção e a manutenção de sua saúde.

Para obter a relação completa dos produtos acesse: http://prevencao.cardiol.br/selodeaprovacao/aprovado.asp

Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia

Texto revisado por Nícia Padilha. 

www.portaldocoracao.com.br

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here