Sem medo da próstata

0
87

Nos dias de hoje, este pequeno órgão, de aproximadamente 20 gramas (tamanho de uma noz), vem se tornando um problema de saúde pública cada vez mais sério, a ponto de que em países , como os Estados Unidos, já gastarem 1% do seu orçamento da saúde em doenças da próstata, o que é muito, se considerarmos o imenso leque de outras enfermidades.

A próstata é um órgão do trato genital de suma importância tanto na fertilidade, produzindo secreções que farão parte do esperma, como na ejaculação, contribuindo na expulsão do esperma para o meio exterior. Pode ser acometido por várias patologias como as inflamações , conhecidas como prostatites, a hiperplasia prostática benigna (HPB), que é o seu crescimento exagerado e a mais temível , que é o câncer de próstata. Este câncer já é o tumor maligno mais freqüente na população masculina e o segundo em causa de morte por câncer ( atrás apenas do câncer de pulmão).

Tanto a HPB como o câncer de próstata , tendem a acometer a população masculina já a partir da quarta e quinta décadas de vida. Este último, além de mais grave, tende a ter um crescimento silencioso, sem sintomas, e estes, quando surgem podem denotar já um grau avançado da doença.Todas têm, hoje em dia, inúmeras modalidades de diagnóstico e tratamento com ótimos resultados. Para isso, é sempre importante que o homem procure se prevenir.

Tanto a Sociedade Brasileira de Urologia como a Sociedade Americana de Urologia orientam que todo o homem procure um Urologista a partir dos 45 anos de idade, fazendo anualmente e regularmente uma avaliação especializada, visando principalmente a detecção do câncer de próstata precocemente, onde as chances de cura serão maiores.

Fonte: www.sitemedico.com.br ( Dr. José Hipólito – Urologista )

www.portaldocoracao.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here