Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Destaques, Saúde Mental

Sensação de raiva aumenta o risco de arritmias cardíacas graves, aponta estudo 

Alterações elétricas do coração induzidas pelo sentimento de raiva, podem desencadear arritmias cardíacas graves. Esta é a constatação dos pesquisadores da universidade de Yale (Estados Unidos).

Os autores do estudo avaliaram 62 pacientes, portadores de doença arterial coronariana ou miocardiopatia dilatada, e que foram submetidos a um implante de um desfibrilador automático, aparelho que identifica arritmias cardíacas graves e as trata imediatamente com um choque elétrico.  

Todos os pacientes foram submetidos ao exame de Holter (monitorização eletrocardiográfica contínua), enquanto realizavam um exame de estresse mental, que consistia em lembrar de fatos que causavam um sentimento de raiva. A presença de alternância elétrica da onda T, anormalidade elétrica do coração associada ao surgimento de arritmias cardíacas, relacionou-se com os momentos de sensação de raiva durante o teste de estresse mental.  

Após o seguimento médio de 37 meses, 16,1% dos pacientes que tiveram alguma arritmia cardíaca grave,  necessitando de um choque elétrico pelo desfibrilador. Quando os pesquisadores compararam os pacientes que tiveram uma menor alternância da onda T, com aqueles com maior alternância desencadeada pela sensação de raiva, os últimos aprsentavam uma risco muito maior de ter uma arritmia grave a cada ano (33% versus 4%).

Os autores do estudo comcluíram que a alternância elétrica da onda T, induzida pela sensação de raiva, aumentava o risco anual de uma arritmia cardíaca grave e a necessidade de choque elétrico pelo desfibrilador.

Fonte: JACC(2009).  

www.portaldocoracao.com.br

Artigos relacionados