Síndrome do coração pós-feriado (Holiday Heart Syndrome )

0
803

A Holiday Heart Syndrome, também conhecida com “síndrome do coração pós-feriado”, é um conjunto de sinais e sintomas caracterizados pela presença de palpitações e desconforto no peito, causados por arritmias cardíacas após uma ingestão excessiva de bebidas alcoólicas nos feriados e situações festivas. Em alguns pacientes predispostos, mesmo uma ingestão modesta de álcool  poderá desencadear os sintomas dessa síndrome.

O etanol é um estimulante do sistema elétrico do coração e, em pessoas  predispostas, pode causar um percepção anormal e desconfortável dos batimentos cardíacos (palpitações). Estas pessoas, em geral, não costumam apresentar um histórico prévio de doenças cardíacas.

A arritmia cardíaca típica dessa síndrome é a fibrilação atrial, a qual costuma cessar espontaneamente em um período de 24 horas. Outras alterações do estímulo elétrico cardíaco também podem ocorrer. O uso de maconha ou de outros estimulantes (como bebidas energéticas) também podem contribuir para o aparecimento da doença.

Apesar desse quadro poder evoluir de forma recorrente, seu curso costuma ser benigno, não exigindo (além da abstinência alcoólica)  o uso de medicamentos de uma forma contínua para evitar novos episódios. Durante a hospitalização, drogas antiarrítmicas e até a cardioversão elétrica da arritmia poderão ser necessárias

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr – Cardiologista de Curitiba – CRM/PR 13700.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here