Síndrome do seio carotídeo ( hipersensibilidade do seio carotídeo )

0
318

O seio carotídeo , é uma estrutura localizada no pescoço , que participa do controle do batimento cardíaco e da pressão arterial ( sistema nervoso autônomo ). A síndrome ( conjunto de sinais e sintomas ) do seio carotídeo , é uma doença rara , aonde certos movimentos bruscos do pescoço ou por uma compressão deste ( exemplo: por uma gravata mais apertada ) , podem levar a quedas do batimento cardíaco e da pressão arterial. A doença é também chamada de hipersensibilidade do seio carotídeo 

Nessa condição , poderá haver um bloqueio total dos batimentos originados no marcapasso natural do coração ( as chamadas  pausas sinusais ) ou apenas , uma lentificação destes batimentos ( bradicardia sinusal ).

Essas quedas do batimento cardíaco , podem ser reproduzidas às vezes , pelo próprio médico , durante o exame clínico , massageando o seio carotídeo no pescoço. 

Um marcapasso definitivo estará indicado, em casos de síndrome do seio carotídeo que cursam com uma queda excessiva do batimento cardíaco e da pressão arterial , ocasionando quadros de desmaios ( síncopes ) .

www.portaldocoracao.com.br 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here