Artigos sendo lidos neste momento !

Artigos do PC

Sintomas de ansiedade ou doença cardíaca?
Sinais e Sintomas

Sintomas de ansiedade ou doença cardíaca? 

O ano de 2020 tem sido muito difícil. Tivemos o surgimento de uma doença terrível, o Covid 19, que causou sofrimento, mortes, severas restrições sociais e recessão econômica.

É notável que o nível de estresse e ansiedade está mais elevado entre as pessoas. Em virtude disso, sintomas psicossomáticos são comuns. Dor no peito, falta de ar, crises de palpitações e até elevação da pressão arterial, podem ser causados por crises de ansiedade.

Mas como diferenciar esses sintomas de doenças cardíacas?

Para atribuirmos os sintomas exclusivamente à ansiedade, precisamos excluir alguma causa orgânica. Os sintomas de ansiedade costumam ser diferentes das doenças cardíacas, por exemplo, o indivíduo sente falta de ar ao repouso (muitas vezes na cama, deitado), ao invés do sintoma ocorrer aos esforços físicos, como é mais comum nas cardiopatias. A ausência de alterações do exame físico e fatores de risco para doença cardíaca (idade, tabagismo, hipertensão arterial, diabete melito, etc.) , além de exames complementares sem alterações relevantes, são suficientes para afastar uma doença cardíaca. É claro, as duas coisas podem coexistir: uma doença cardíaca associada a um transtorno de ansiedade.

Algumas vezes, um paciente que nos procura por apresentar sintomas relacionados à ansiedade, descobrem que também apresentavam uma cardiopatia não diagnosticada.

Sabemos que fatores psicossociais são um fator de risco para o infarto do miocárdio. A recomendação final é a seguinte: está sentido algo diferente? Procure uma orientação médica.

Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. Cardiologista de Curitiba -CRM/PR 13700.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios estão marcos com *